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Curitiba – A escolha do nome do perfume mais vendido do mundo não foi difícil. Em 1921, a estilista Gabrielle "Coco" Chanel encomendou a Ernst Beaux "um perfume de mulher com cheiro de mulher". Nascia o Chanel n.º 5, o primeiro perfume sintético a levar o nome de um estilista. Mas nem sempre o nome da fragrância surge tão naturalmente.

Atualmente, os fabricantes de perfumes precisam do prazo de um mês até um ano para encontrar aquela palavra que vai traduzir um conceito e fazer com que o consumidor reconheça neste nome a empresa que está por trás do produto. Viviana Kano, gerente de Categoria de Perfume da Natura, diz que a escolha do nome é a etapa mais difícil da criação de um perfume. "Não é fácil achar um nome que traduz uma idéia."

Ela cita o caso do Humor, uma fragrância lançada pela empresa para simbolizar a relação entre as pessoas. Em função disso, o nome teria de ser leve e convidativo. Segundo Viviana, o consumidor entendeu o conceito rapidamente e o perfume, lançado em março, alcançou o sucesso que a empresa esperava.

E em todo esse processo também é preciso verificar se a marca já não foi registrada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Claudia Stenger, gerente de Produto Perfumaria do O Boticário, explica que quando começa o desenvolvimento de um perfume a empresa já tem "um conceito, um público que queremos atingir, um estudo de design e um direcionamento das fragrâncias. Tudo isso é feito em paralelo ao estudo de marcas". Segundo ela, a criação de um conceito novo de fragrância cabe ao Departamento de Marketing, especificamente ao coordenador de Produtos.

Homenagem

Mas o trabalho não é solitário. O nome pode surgir de uma reunião ou estar no texto do projeto de desenvolvimento do produto. Claudia conta que o projeto de criação de um perfume que teria na sua composição álcool vínico e água de rosas ganhou o nome de Rhea, segundo a mitologia grega a mãe de todos os deuses, inclusive Baco, o deus do vinho. Num determinado momento, alguém sugeriu que Rhea poderia ser o nome do perfume e a sugestão foi acatada.

A linha de perfumes femininos do O Boticário reserva até homenagens às filhas do presidente da empresa, Miguel Krigsner. Os nomes delas foram dados às fragrâncias Thaty e Annete.

E o consumidor também participa. De acordo com Claudia, na maioria das vezes o produto, antes de ser lançado, é exposto ao público, que avalia todas as suas características. Ela diz que já aconteceu de o consumidor não gostar do nome do perfume e de a equipe ter de começar todo o processo novamente. Mas ela não pode contar que perfume é esse porque ele ainda não foi lançado.

Vício

Um desses consumidores fiéis de perfumes é Luciana de Vasconcellos Pedroso Magnani, 26 anos, gerente de Marketing de uma faculdade de Curitiba. Ela conta que sempre compra um perfume quando viaja ou quando surge alguma novidade no mercado. Atualmente ela tem seis em casa. A marca e a embalagem são fatores determinantes na hora da compra. Já o nome nem sempre faz diferença.

Mas tem um caso específico em que ela deu atenção especial ao nome. Luciana conta que recebeu uma amostra do Addict, da Dior, e achou que o nome tinha muito a ver com a relação dela com estes produtos. Addict quer dizer viciado. "Eu compro conforme a vontade, já tentei determinar um valor mensal para gastar com perfumes, mas sou viciada". "Não dá para me largar em loja especializada", brinca.

Claudia também tem seu perfume preferido: é Glamour, do O Boticário. Especialista no assunto, ela segue uma rotina na hora de escolher um produto. Primeiro observa a embalagem. Se gostar, sente o cheiro. Se não agradar, não compra. Se agradar, ela observa o nome para confirmar ou não a compra.

E são muitos os consumidores que dão atenção especial à embalagem na hora de escolher um perfume. Tanto que o nome, explica Claudia, tem de traduzir não só o cheiro, mas também a embalagem. "Nada pode estar desconexo do conceito", diz. Ela cita o caso do Accordes, lançado em 1998 e eleito, naquele ano, um dos dez frascos mais bonitos do mundo. Associado à música, ele tem o frasco na forma de uma clave de sol.

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