Faichecleres: banda agora conta com um novo baixista, Ricardo Junior (primeiro à direita).| Foto: Divulgação

As tardes de domingo já não são as mesmas em Curitiba. Os estacionamentos dos parques de lazer têm menos concorrência do que os dos supermercados. A própria Apras detectou que o domingo só perde para o sábado em faturamento. Agora, as pesquisas oficiais já expressam essa movimentação em números, como reflexo direto do aquecimento econômico, ainda que ele esteja aquém das necessidades do país.

CARREGANDO :)

Faz pelo menos dois anos que o consumo das famílias tem sido o principal responsável pelo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Os últimos dados divulgados pelo IBGE mostram que ele cresceu 6% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2006. Este foi o 14.º aumento seguido no consumo das famílias brasileiras. Na mesma comparação, o PIB brasileiro cresceu 4,3%. Veja o gráfico.

Muita ginástica...

Publicidade

Inovação é a palavra de ordem para quem quer vencer a concorrência da chuva de importados que o dólar baixo está trazendo para o mercado interno. A paranaense Technotraining, fabricante de equipamentos para academias de ginástica, fisioterapia e medicina estética, acaba de lançar o Pulse, uma plataforma vibratória para a prática de exercícios. O produto não tem similar produzido no Brasil.

...e pedaladas

A empresa vem pedalando para manter-se líder no estado no segmento de "bicicletas indoor", para a prática de spinning. A fábrica fica em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, vende seus produtos em todo o Brasil e exporta para a França, Estados Unidos e Itália. Desde que iniciou as atividades, em 2002, a empresa vê o faturamento crescer de 60% a 70% por ano.

Para carioca ver

A partir de julho, as redes de supermercados e farmácias do Rio de Janeiro vão vender os produtos da paranaense Pro-Care Cosmética, como lenços umedecidos e demaquilantes. A marca já aparece nas prateleiras do Norte e Nordeste.Maio redondo

Publicidade

A AmBev convida ao brinde para comemorar os dados de participação no mercado de cervejas no Paraná. De acordo com o levantamento A/C Nielsen de maio, a liderança continua com a Skol, cuja participação (30,4%) cresceu em relação ao mês anterior. A Brahma abocanhou 16,5% do mercado, contra 16,3% em abril. A principal concorrente, a Femsa, não foi tão bem: a participação da Kaiser caiu de 16,6% para 15,4%, e a da Sol, de 1% para 0,9%.

Urgência

Faltou uma medida simples e eficiente no pacote do governo para compensar as perdas dos exportadores com o dólar baixo, diz o advogado Gílson Faust, da Pactum Consultoria Empresarial. Trata-se da redução ou eliminação da alíquota da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) nas transações de exportação. Seria também uma forma de o governo cumprir o texto constitucional, que proíbe a incidência de contribuição social em receitas de exportação.

Carne boa, mas fraca

O mercado de carnes do Paraná rende uma notícia boa e outra ruim. A boa é que o Egito deve levantar o embargo à carne do estado — o que elevará os embarques de 1,8 mil toneladas/mês para 3 mil toneladas/mês. As cerca de 200 fábricas do estado, bastante ociosas, agradecem. A ruim é que só em março e abril o estado deixou de abater 15 mil cabeças de gado com o fechamento do frigorífico Garantia, de Maringá. Após parar a produção, ele foi comprado pelo JBS, que marcou a reabertura para setembro.

Publicidade

Relógio de luxo

O consumidor paranaense mais abonado terá novo endereço, ano que vem, para gastar seu dinheirinho. A Rado Switzerland, marca suíça de relógios do Swatch Group, pretende abrir loja em Curitiba, que é a terceira de seis cidades brasileiras na lista de investimentos. A primeira loja foi inaugurada esta semana em São Paulo e logo será a vez do Rio de Janeiro. Cada relógio, feito com tecnologia à prova de risco e materiais nobres como ouro e diamante, custa em média R$ 4 mil.

Aposta alta A fabricante suíça está apostando alto no Brasil. É a primeira vez que abre loja fora da Europa e da Ásia. Só no Shopping Morumbi, em São Paulo, a Rado espera vender 7 mil relógios até o fim do ano.

Diretoria nova

Os projetos de ampliação nacional e internacional da Bematech, fabricante paranaense de equipamentos de automação comercial, motivaram a criação de uma nova diretoria, a de Assuntos Corporativos. A função ficará a cargo de Marcelo Coppla, que era responsável pela área de desenvolvimento de negócios.

Publicidade

Mármore para todos

Aproveitando o gás que a construção civil tem dado aos fornecedores de matéria-prima, a Michelangelo Mármores e Granitos, de Curitiba, abriu o olho para a classe média. A campanha "Você pode se dar a esse luxo" oferece descontos de até 40% em vários tipos de pedra. Vai até 25 de julho.