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Valdir Novaki (foto), mais conhecido em Curitiba como Valdir, o Pipoqueiro, acaba de reunir mais uma qualificação para usar no relacionamento com seus clientes. Agora, além dos "cartões-fidelidade" e dos "kits de higiene", ele também possui o registro de sua atividade, com CNPJ próprio e a certificação de empreendedor individual. No seu ramo, Valdir pode ser uma exceção, mas o número de autônomos registrados na modalidade desde setembro de 2009, quando foi formalizada no Paraná, já alcança a marca de 56 mil profissionais. Com a qualificação, eles passam a ter o direito a benefícios como redução tributária e Previ­dência Social. Em conversa com o repórter Luiz Felipe Marques, Valdir falou sobre o que espera de seu trabalho após a novidade da certificação.

O que o senhor acha que vai mudar com o registro de empreendedor autônomo?

O dia em que recebi meu registro foi o mais feliz da minha vida. Ele significou para mim que era possível, depois de quase 19 anos, quando pedi meu ponto para a prefeitura, ter direitos e deveres, como qualquer outro empresário. Vou pagar impostos, recolher meu INSS e negociar melhor com fornecedores. Enfim, ter um negócio melhor e, agora, formalizado.

O senhor ainda é uma exceção no mercado em que atua. Como desenvolveu isso?

Sempre fiz questão de comprar os melhores produtos, assim como tentei desenvolver um relacionamento com os clientes. Pensando nisso, tento prezar pela limpeza. Uso uniformes brancos, tendo um para cada dia da semana e com o nome dos dias bordados no peito. Há um bom tempo, passei a oferecer o "kit higiene", com guardanapo, palito de dente, bala de hortelã e um sachê personalizado com fio dental, para depois da pipoca. Também tenho os "cartões fidelidade", com os quais os clientes ganham sacos de pipoca sempre que atingem um determinado número de compras.

Com a formalização, há alguma nova ideia?

Pelas coisas que eu já faço, sou convidado a apresentar muitas palestras pelo Brasil. Com isso, acabo ficando dias longe do carrinho. Para não prejudicar o cliente que quer a minha pipoca, pretendo contratar um funcionário para me ajudar e cuidar desses dias em que estou fora. E também – para melhorar as vendas dos cartões pré-pagos de pipoca, que custam R$ 25 – quero instalar uma máquina de cartão de débito ou crédito.

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Cartão paga até casa própria

Quem compra um imóvel já pode usar cartão de débito e até parcelar seu pagamento em quatro vezes no cartão de crédito. A iniciativa começou no mercado de São Paulo há seis meses e agora está chegando ao Paraná com um produto desenvolvido pela imobiliária Lopes.

As transações imobiliárias com cartão vão engrossar uma estatística do Banco Central do Brasil que mostra a ocorrência de 2,8 bilhões de operações no cartão de crédito, em 2009, alcançando o valor de R$ 254,1 bilhões.

Alto risco

A Fiesp promoveu nesta semana um evento para debater o trem-bala que deve ligar o Rio de Janeiro a São Paulo. Os palestrantes deixaram claro que o risco do encarecimento da obra será do investidor, e não do governo. Caso o custo seja maior do que os R$ 34 bilhões previstos pelo governo, a concessionária terá uma redução na taxa de retorno para os investidores, calculada em 10,5%. Algumas empresas com potencial para participar dos consórcios, presentes do evento, analisam que a taxa é baixa e há risco de não haver investidores.

Workshop

A Endeavor Paraná convidou Eloi Zanetti, especialista em marketing, comunicação e vendas, para falar a empreendedores sobre o tema "E agora, como é que faço para vender isto?", na quarta-feira, no Cietep, às 19 horas.

Gabrielli vem

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, encontra-se com o governador Beto Richa, empresários e fornecedores locais da empresa, amanhã à tarde, no Palácio das Araucárias. No ano passado, o diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, passou um pito no empresariado e nas universidades do Paraná.

Ele disse que todos deixavam passar, sem iniciativas, a oportunidade de participar dos projetos da exploração do petróleo do pré-sal. Costa falou no evento Papo de Mercado, promovido pela Gazeta do Povo.

Centauro

O BNDES vai liberar R$ 260 milhões, até o fim de 2012, para o grupo SBF, controlador da rede de artigos esportivos Centauro, abrir mais 100 lojas pelo país, três das quais no Paraná, em Ponta Grossa, Londrina e Curitiba. O projeto completo vai consumir R$ 340 milhões. Ao final, a Centauro terá 289 unidades brasileiras e cerca de 9 mil empregados. O grupo também é dono da marca By Tennis e opera a rede Nike Store no Brasil.

Questão de oportunidade

Os quatro mil fiéis da 4.ª Igreja do Evangelho Quadrangular terão 20% de desconto nos planos de funeral familiar do Cemitério Vertical de Curitiba, conforme parceria fechada com a associação de apoio social da comunidade religiosa. Inaugurado em 1989, o Cemitério Vertical de Curitiba faz cerca de 70 sepultamentos por mês e tem mais de 6 mil corpos sepultados. A estrutura funciona 24 horas por dia.

Mãe de sorte

Que mãe não ficaria esfuziante com R$ 20 mil pra gastar no shopping? Pois é com esta possibilidade que o Parkshop­pingBarigüi acena na promoção do Dia das Mães. A felizarda ainda pode levar suas – inúmeras – sacolas de compras num carro Volvo XC60. Antes, é preciso gastar R$ 400 para garantir um cupom, e ter muita sorte no sorteio marcado para 9 de maio.

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