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Clayton Queiroz, com um pé de cebolinha: muita pesquisa antes de planejar o negócio | Ivan Amorim/Gazeta Maringá
Clayton Queiroz, com um pé de cebolinha: muita pesquisa antes de planejar o negócio| Foto: Ivan Amorim/Gazeta Maringá

Iniciativa

Feira quer formar profissionais com espírito empreendedor

O principal objetivo da feira é despertar o empreendedorismo entre os alunos e proporcionar a eles alternativas para o desenvolvimento para novos planos para suas carreiras. Suzana Maria Lucas, gestora de educação do Cebrac Franchising, explica que a intenção é gerar profissionais pró-ativos, que, mesmo empregados de uma empresa, saibam tomar iniciativa.

"A feira não foca necessariamente a abertura de novas empresas, mas objetiva dar condições para que os sonhos dos alunos se realizem. Queremos que eles saiam de uma condição passiva para serem profissionais empreendedores", salienta Suzana.

A Feira Nacional de Empreendedorismo acontece nesta segunda-feira (dia 22), no calçadão de Londrina, próximo ao Teatro Ouro Verde, das 14 as 18 horas.

Alunos de todo o país disputam em Londrina, na próxima segunda-feira, a etapa final da Feira Nacional de Empreendedorismo, promovida pelo Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac). Cerca de cem alunos do curso de assistente administrativo concorrem pelo prêmio, que chega a R$ 2,5 mil. No Paraná, cinco projetos participam da final, nas categorias de loja virtual de presente de casamento e empresa de mini-hortas para apartamentos e ambientes pequenos – mesmo fictícios, os projetos já interessaram a empresas.

Nas outras categorias, agência de turismo para a terceira idade, lanchonete de sanduíches rápidos e saudáveis e loja de lâmpadas ecológicas, não há candidatos paranaenses na disputa final. Os trabalhos serão avaliados pela apresentação e organização do estande, pela qualidade do produto ou do serviço oferecido e pelo material de divulgação das empresas.

Empresários, comerciantes e professores formarão a comissão julgadora. O prêmio para o melhor projeto será de R$ 2,5 mil, mais R$ 1,5 mil para o instrutor do grupo e um tablet para a escola do projeto vencedor.

Casamento

De olho nestes prêmios, há candidatos de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel. Na capital, o projeto Seu Chá de Panela.com foi desenvolvido para que casais em véspera de casamento possam organizar sua lista de presentes pela internet. "Os interessados fazem a lista e recebem os presentes em casa, conforme os convidados vão comprando os produtos. Pensamos ainda em dar a opção dos casais retirarem o dinheiro depositado pelos padrinhos, para uma viagem", explica Josilene Marcelino Perigo, representante da equipe.

Outra concorrente na categoria é a empresa Virtual Present, de Ponta Grossa, que também vai oferecer o serviço de lista de presentes pela internet. O blog criado para o projeto já despertou interesse de muitos clientes em busca do serviço. "Nosso projeto repercutiu bastante, muitas pessoas visualizaram a página e entraram em contato para fazer o cadastro. No futuro temos a intenção de abrir a empresa de verdade", ressalta Lucinéia Berger Fonseca, que representa a turma.

Foco na sustentabilidade

Dos sete finalistas da categoria de empresa de mini-hortas, três são paranaenses e o ponto em comum entre eles é a idade: os representantes das equipes têm entre 14 e 16 anos. O mais novo, Clayton de Freitas Queiroz, que representa o projeto La Horta’s, de Maringá, teve de pesquisar muito antes de planejar a empresa. "Não sabíamos nada e depois que estudamos criamos uma grande curiosidade sobre o assunto", ressalta. Na La Horta’s, um designer vai até a casa do cliente para escolher o local e o produto adequado para o espaço. "Em qualquer lugar é possível plantar, como uma sacada ou em cima da pia", explica.

Na Eco Hortas Ouro Ver­de, de Londrina, os produtos reutilizarão itens recicláveis. "Os clientes poderão ficar em contato com a natureza e ainda ajudamos o o meio ambiente", destaca Angélica Radhãrani Santos Guimarães, representante da equipe. Já a turma de Regiane Xavier Soares, de 15 anos, da Sempre Verde, de Cascavel, apostou na inovação para se destacar. "Pensamos em fazer algo que trouxesse a sustentabilidade. Por isso, o cliente que levar 10 garrafas PET vai ganhar 5% de desconto nos produtos", revela.

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