• Carregando...

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reconheceu hoje que a economia do país não está conseguindo oferecer emprego para muitos norte-americanos. "Ainda temos um longo caminho a percorrer", disse Obama, após a divulgação, nesta manhã, de relatório sobre o mercado de trabalho nos EUA (payroll) com dados abaixo do esperado.

Em um breve discurso na Casa Branca, Obama afirmou que o relatório indicou que os formadores de política ainda têm um "grande buraco" para preencher. O payroll mostrou que foram criados 18 mil empregos nos EUA em junho, bem abaixo dos 125 mil postos de trabalho previstos.

Enquanto a crise de dívida soberana na Europa e a briga em Washington sobre o aumento do limite de endividamento dos EUA criam obstáculos para a economia, Obama disse que as autoridades precisam tomar medidas imediatas para fortalecer a recuperação.

Obama pediu que o Congresso aja rapidamente com relação a várias medidas que podem ajudar a estimular a criação de postos de trabalho, incluindo um pacote de acordos comerciais, gastos com infraestrutura e mudanças no sistema de patentes. A extensão de isenções fiscais implementadas no último ano também podem ajudar a aumentar a confiança do consumidor, disse o presidente.

Negociadores da Câmara e do Senado dos EUA se reunirão no domingo na Casa Branca para discutir a questão do teto da dívida e, embora tenha admitido que "diferenças reais" ainda existem sobre um plano fiscal, Obama expressou esperança de que um acordo seja alcançado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]