• Carregando...

A família Klein e o Grupo Pão de Açúcar, varejista de móveis e eletrodomésticos do GPA, segundo termos do prospecto da operação divulgado nesta segunda-feira (25). A oferta envolverá a distribuição secundária de units, representativas, cada uma, de uma ação ordinária e duas ações preferenciais, com os recursos direcionados apenas aos acionistas vendedores da companhia.

Os coordenadores da oferta estabeleceram uma faixa indicativa de preço de 25,60 a 33,60 reais por unit, com 107.562.595 units envolvidas, inicialmente, na operação. A oferta poderá contemplar, ainda, 16.134.389 units em lote suplementar e outras 21.512.519 units de lote adicional. Considerando o exercício total de todos os lotes de units e o preço de 33,60 reais, a oferta pode movimentar até 4,879 bilhões de reais.

Em ata de reunião de conselho divulgada à parte, o GPA informou que venderá até 165.377.493 de ações ordinárias no âmbito da operação, que correspondem a 55.125.831 de units --cerca de 38 por cento do total que pode vir a ser ofertado. Em comunicado na noite desta segunda-feira, a Via Varejo acrescentou que os acionistas vendedores, a companhia e seus administradores estão sujeitos ao acordo de restrição de venda (lock-up) por um período inicial de 180 dias, sendo 60 por cento deste volume sujeito a um prazo adicional de mais 180.

Desta forma, o cronograma indicativo das etapas da oferta foi alterado, e se iniciará em 3 de dezembro, com encerramento em 11 de dezembro. Mais cedo nesta segunda-feira, a empresa informou que o período de reserva teria início no dia 2.

Formada pela união entre Ponto Frio, do GPA, e Casas Bahia, da família Klein, a Via Varejo também administra a bandeira Nova Pontocom, de comércio eletrônico. Na sessão da última sexta-feira, as ações ordinárias da companhia, que possuem baixa liquidez na bolsa, encerraram o pregão cotados a 31 reais. Atualmente, apenas 0,6 por cento do capital social da companhia é negociado em mercado, segundo informações da Bovespa.

Por isso, a oferta secundária da Via Varejo é vista pelo mercado como o verdadeiro IPO (sigla em inglês para oferta pública inicial de ações) da companhia, elevando substancialmente o número de papéis da empresa negociado em bolsa, para cerca de um terço do total.

Em junho, o Conselho da Via Varejo já havia aprovado a oferta pública de units, em uma operação para permitir à família Klein, fundadora da Casas Bahia, reduzir participação na empresa. Atualmente, os Klein detém 47 por cento da Via Varejo.

A precificação da oferta ocorrerá no dia 12 de dezembro, com início da negociação das units marcado para o dia 16 do mesmo mês, disse a empresa em prospecto.

A oferta é liderada pelo Credit Suisse, também contando com a coordenação do Bradesco BBI, Bank of America Merrill Lynch, Goldman Sachs, Itaú BBA, JP Morgan, Santander e UBS Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]