• Carregando...

A Oi anunciou nesta quarta-feira uma aliança com a Portugal Telecom, na esteira do processo de venda da participação na Vivo detida pela empresa ibérica para a Telefónica.

A aliança prevê que a Portugal Telecom terá uma participação final, direta e indireta, de 22,4 por cento no grupo Oi e que a empresa brasileira, ansiosa por iniciar processo de internacionalização apoiado pelo governo, terá até 10 por cento da Portugal Telecom.

As compras de participações em cada empresa se darão por uma série de operações.

De sua parte, a Portugal Telecom vai comprar participações minoritárias em dois acionistas controladores da Oi, a AG Telecom, do grupo Andrade Gutierrez; e a La Fonte Telecom, do grupo Jereissati. A empresa portuguesa também vai comprar 10 por cento de participação direta na Telemar Participações, controladora da Oi, por 4,24 bilhões de reais.

O dispêndio da Portugal Telecom na aquisição das participações será de cerca de 8,44 bilhões de reais no máximo, informou a Oi em comunicado ao mercado, incluindo participação em aumentos de capital das empresas do grupo brasileiro.

A operação de aliança envolve também propostas de aumento da capital da Telemar Participações e da Tele Norte Leste no valor de 12 bilhões de reais cada, mediante emissão de ações ordinárias e preferenciais.

A emissão da Tele Norte Leste Participações, a empresa operacional do grupo, será feita ao preço de 38,5462 reais por ação ordinária e de 28,2634 reais por ação preferencial. Já o aumento de capital da Telemar Participações, será ao preço de 63,7038 reais por ação ordinária e de 50,7010 por ação preferencial.

Desses aumentos de capital, a Portugal Telecom subscreverá ações até o valor de 3,733 bilhões de reais.

Com as operações, a Oi terá direito a participar do conselho de administração da Portugal Telecom, enquanto a portuguesa também terá direito a um representante no Conselho da companhia brasileira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]