• Carregando...

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, anunciou na quarta-feira que proibiu todos os motoristas da entidade de enviar mensagens de texto por celular en­­quanto dirigem, um esforço para conter uma prática que mata milhares de pessoas todos os anos. Ban fez o anúncio durante evento da ONU no qual Estados Unidos e Rússia fizeram um "pedido global para encerrar a direção distraída".

Ban, que é o principal líder da ONU, disse que emitiria uma "instrução administrativa" para promover a segurança na direção, que deve incluir a proibição de mensagens de texto ao volante. Auto­ridades da ONU disseram que o departamento legal da entidade está estudando a ordem e não soube dizer quais sanções seriam apli­­cadas àqueles flagrados en­­viando mensagens de texto en­­quan­­to dirigiam.

A instrução atinge, potencialmente, todos os funcionários da ONU, mais 70 mil em todo o mun­­do. "Quero que todo motorista no mundo receba a mensagem: enviar mensagens na direção mata", disse Ban. A embaixadora dos Estados Unidos da ONU, Susan Rice, e o secretário de Trans­­portes, Ray LaHood, disseram que somente nos EUA cerca de 6 mil pessoas morreram e mais de 500 mil ficaram feridas em acidentes causados pela "di­­reção distraída" em 2008.

Pelo menos 32 países, inclusive o Brasil, têm leis que restringem o uso de aparelhos celulares na direção. A popularidade das mensagens de texto, que obrigam o motorista a tirar os olhos da rua, aumentou nos últimos anos o risco de acidentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]