A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) alertou nesta quinta-feira (9) para um "horizonte de muita turbulência", que poderá levar a uma queda significativa na demanda por petróleo no ano que vem ao divulgar seu relatório mensal de produção, que no mês passado recuou ao menor nível desde fevereiro.

CARREGANDO :)

Incertezas em relação à economia global representam riscos significativos à projeção de crescimento da Opep para a demanda por petróleo em 2013, segundo o relatório. Se a situação piorar, a previsão de crescimento de 800 mil barris por dia poderá ser reduzida em até 20%, disse a organização.

A produção dos membros da Opep caiu em julho para 31,2 milhões de barris por dia, de acordo com dados de fontes secundárias compilados por analistas do grupo. A queda foi causada principalmente por reduções no Irã, Arábia Saudita, Líbia e Angola.

Publicidade

No Irã especificamente, a produção diminuiu em 173 mil barris por dia em julho, mês em que a União Europeia impôs um embargo total ao petróleo do país. As informações são da Dow Jones.

Veja também
  • ANP descarta aumento de mistura de etanol na gasolina em 2012
  • Déficit comercial global no Reino Unido atinge recorde
  • Petrobras dispara e faz Ibovespa subir 2,1%