A Cielo, operadora de serviços para cartões de crédito e débito, vai permitir que o POS (a máquina que passa o cartão) sirva de meio para fidelizar o cliente, por meio de cadastros on-line e promoções. Segundo o presidente da Cielo, Rômulo Dias, em vez de o cliente juntar cupons para ganhar algo grátis após uma série de compras, por exemplo, o sistema da Cielo registrará cada aquisição eletronicamente e informará no comprovante da operação quantas compras foram feitas. "Não será preciso guardar o papelzinho, pois as compras estarão sempre registradas", explicou Dias.
A iniciativa está em fase de testes com pequenos e grandes varejistas e de deve ser oficialmente anunciada ainda este mês. O fim da exclusividade entre credenciadoras e bandeiras de cartões, em julho, acelerou a criatividade das maiores empresas do país, Cielo e Redecard. As duas têm investido principalmente em serviços e no uso de celulares para pagamento (substituindo o plástico) e processamento da transação (substituindo o POS). Para Dias, a oferta de serviços ao varejista e também ao consumidor vai se tornar um diferencial cada vez mais importante.
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