• Carregando...
Ovos sem brindes pesam até 33% mais que chocolates da mesma numeração e que trazem brinquedos | Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Ovos sem brindes pesam até 33% mais que chocolates da mesma numeração e que trazem brinquedos| Foto: Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo
  • Brinquedos podem influenciar mais a compra que o próprio chocolate

A cada Páscoa, as opções de ovos de chocolate com brinde aumentam. Além da quantidade, a variedade de brinquedos se torna cada vez mais um atrativo para a compra do chocolate. Na comparação dos ovos que trazem ou não brinquedos, além da variação de preço, há diferenças na quantidade de chocolate. Com base em pesquisa feita pelo Procon-PR em Curitiba, no início de abril, a reportagem da Gazeta do Povo apurou que um ovo de páscoa de mesmo número pode pesar até 33% menos por trazer um brinquedo. Já a diferença de preço entre os nove supermercados consultados pelo órgão chega a 108,84%.

Um ovo da Nestlé número 15 tem variação de peso de 33,3%, na comparação das opções com e sem brinquedo. Enquanto um Ovo Surpresa Disney Fadas ou Carros pesa 180 gramas e têm preços que variam de R$ 18,90 a R$ 23,15, um Ovo Classic Ao Leite de mesmo número pesa 240 gramas e pode ser encontrado por R$ 17,69 a R$ 22,29. A mesma diferença de peso se aplica aos produtos da Garoto. Na Lacta, a variação de peso é menor: 26,4%. Um ovo Diamante Negro, número 15, de 215 gramas custa entre R$ 15,90 e R$ 20,45. Já um ovo Hello Kitty ou Hot Wheels, do mesmo padrão, pesa 170 gramas e custa entre R$ 16,88 e R$ 23,65.

Nos supermercados e grandes redes varejistas, os pais curitibanos têm buscado os presentes considerando os brinquedos que seus filhos gostariam de ganhar. A auxiliar de enfermagem Maria Bernardi foi às lojas em busca de presentes de para sobrinha e filha, de 2 e 8 anos. "Não tenho previsão do quanto eu vou gastar. Não estou considerando muito os preços, mas, sim, os brinquedinhos para as meninas". Apesar disso, Bernardi preferiu sair às compras de páscoa sem a presença das crianças. "Assim não tem confusão", brinca.

Essa é uma das recomendações feitas pelo Procon-PR: evitar sair com crianças na hora de comprar o chocolate, já que elas são mais suscetíveis à publicidade. Neste ano, além de brinquedos tradicionais – como chaveiros de personagens de desenhos e carrinhos de fricção –, há chocolates que trazem mini-games (Transformers), relógios digitais (Meninas Superpoderosas), lanternas colecionáveis (Fadas) e até itens de maquiagem (Moranguinho) como brinde.

Além de brinquedos de personagens consagrados, as empresas também aproveitam os lançamentos do cinema para chamar a atenção dos pequenos. É o caso da Lacta, que traz um ovo com chaveiros musicais com personagens do filme Rio, animação do brasileiro Carlos Saldanha lançada em abril.

Segundo a assessoria de imprensa da Nestlé, todos os brinquedos ou brindes da linha infanto-juvenil de ovos de Páscoa passam por um desenvolvimento de projeto, com análise do material utilizado, auditoria nos fornecedores e inspeção de liberação por empresas especializadas. Os brinquedos da marca também seguem as exigências do Inmetro. O Procon aconselha os consumidores a sempre checarem se há o selo do instituto na embalagem do chocolate e qual a idade recomendada para uso do brinquedo.

Brinquedos atraem mais que chocolates

Brinde do ovo do Spiderman, da Lacta, o sensor de movimento que apita contribui para alavancar as vendas do produto no varejo. "Comprei esse do Homem Aranha para o meu filho de 10 anos porque achei o brinquedo bem bacana", conta Marcos Staub, dono de uma distribuidora de doces do centro de Curitiba. Staub afirma que o presente que escolheu está entre os mais vendidos de sua loja, a Dolly Doces.

A demonstradora de produtos Odília José dos Santos ainda não comprou o presente para seu filho de seis anos. Mas a escolha já é certa e foi definida pelo próprio, seduzido não pelo chocolate, mas pelo brinde da linha Carros, da Nestlé. "Meu filho quer mesmo é o brinquedo. No fim das contas, quem vai comer o ovo é o meu marido". Também demonstradora de uma loja de departamento, Gislaine Furquim endossa o discurso: "criança não liga para o chocolate". Por essa razão, uma das estratégias de vendas das duas funcionárias é apresentar os brindes fora da embalagem para que os pais tenham ideia do que comprar para seus filhos. "A gente aborda os adultos mesmo. As crianças ficam frustradas se os pais não compram o brinquedo que mostramos. Daí acaba em chororô", diz Gislaine.

Chocolates finos

Mesmo as lojas especializadas em chocolates finos investiram em brindes para a criançada. A Kopenhagen buscou atingir ao público infantil lançando o ovo Dragé Mickey 300 g (R$ 67.20). O produto não chamou tanta atenção das crianças pelo chocolate ao leite com confeitos de açúcar, mas pelo relógio despertador exclusivo do personagem da Disney. Resultado: na maioria das lojas da cidade, o produto já não é mais encontrado. Na Cacau Show, que também se dedica aos chocolates finos, a tendência é a de apresentar novos produtos ao consumidor a cada páscoa. Para 2011, a marca oferece aos garotos o ovo Kung Fu Panda - com quatro opções de copo para coleção (R$ 18.90) - e, às garotas, o ovo Morango - cujo brinde é um brilho labial (R$ 19.90). As vendedoras, porém, admitem que os pais buscam a loja mais pela qualidade do chocolate do que pelos presentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]