• Carregando...
Até o dia 10 de fevereiro, pagamento a vista do IPTU tem 6% de desconto. Depois, juros são de 1% ao mês e 0,33% ao dia | Cesar Brustolin/SMCS
Até o dia 10 de fevereiro, pagamento a vista do IPTU tem 6% de desconto. Depois, juros são de 1% ao mês e 0,33% ao dia| Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Começa nesta segunda-feira (6) a distribuição dos cerca de 600 mil carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Curitiba, cujo pagamento à vista (até o dia 10 de fevereiro) dá desconto de 6%. Todos os boletos devem ser entregues nas próximas duas semanas. Neste ano, o imposto teve reajuste de 5,77%.

Há a possibilidade de parcelar o valor em 10 prestações, desde que elas não sejam de menores do que R$ 10. O pagamento feito depois do vencimento terá juros de 1% ao mês e de 0,33% ao dia, com limite de 10%. A primeira parcela deve ser paga nos bancos credenciados até 21 de fevereiro.

Segunda via

Quem não receber o carnê até o dia 20 de janeiro deve solicitar a segunda via no portal da Prefeitura. O documento também pode ser requerido pessoalmente nas Ruas da Cidadania ou no prédio central da Prefeitura, no Centro Cívico.

Reajuste

O reajuste de 5,77% é baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – índice que mede a inflação – acumulado nos últimos 12 meses, segundo medição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Então, teoricamente, não houve aumento real na taxa cobrada. A correção pela inflação aconteceu em Curitiba nos últimos oito anos.

Segundo a prefeitura, a estimativa de arrecadação para este ano é de R$ 485 milhões, que representaria aumento de 8% na comparação com 2013.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]