• Carregando...

O pagamento do 13º salário deve injetar R$ 52,9 bilhões na economia este ano, segundo cálculos do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócioeconômicos (Dieese). A cifra, que corresponde a 2,64% do Produto Interno Bruto (PIB, total de riquezas produzidas pelo país durante um ano) será dividida entre 60.732 milhões de pessoas, entre trabalhadores formais, incluindo os domésticos, e aposentados e pensionistas da Previdência. Não inclui os autônomos e trabalhadores sem carteira assinada que recebam a gratificação de Natal.

A pesquisa alerta que parte do dinheiro já foi recebida pelos beneficiários que tiveram a primeira parcela do 13º salário paga junto com as férias ou antecipada por outra razão, como ocorreu este ano com os aposentados e pensionistas do INSS. A estimativa do Dieese é que cerca de 65% do valor total ainda será pago no fim deste ano. Pela regra geral, a primeira parcela do 13º salário deve ser paga no dia 30 de novembro de a segunda, até 20 de dezembro.

Entre os beneficiados pelo pagamento do 13º salário, 24,3 milhões de pessoas ou 40% do total são aposentados e pensionistas da Previdência. Os empregados do setor formal representam 34,6 milhões de pessoas e os trabalhadores domésticos 1,8 milhão. O número de pessoas que recebendo o 13º neste ano está 2,7% maior do que no ano passado, o que significa um aumento de 1,6 milhão de beneficiados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]