O Brasil terminou janeiro com 19,657 milhões de acessos de TV por assinatura, informou nesta segunda-feira (9) a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O número indica que 29,79% dos 65,9 milhões de domicílios brasileiros possuíam o serviço, ou seja, cerca de 60,6 milhões de pessoas tinham acesso ao serviço de TV paga no primeiro mês de 2015.

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Na divisão de mercado, a liderança ficou com a Vivo (80,708 milhões de linhas), com 28,65% de participação

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Para calcular a abrangência da TV por assinatura perante o total da população, a Anatel considera critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como a média de pessoas por domicílio é de 3,09, cerca de 60,6 milhões de pessoas tinham o serviço à sua disposição em janeiro de 2015, destaca a Anatel.

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Densidade

São Paulo era, ao final de janeiro, o estado com a maior base: 7,481 milhões de acessos. Isso significa que 51,05% dos domicílios paulistas contavam com TV paga ao final do mês passado. A mais elevada densidade, no entanto, foi registrada no Distrito Federal, onde os 514 mil acessos representavam presença do serviço em 55,44% dos domicílios brasilienses. A densidade mais baixa foi apurada no Piauí, onde os 77 mil acessos significaram presença da TV por assinatura em 8,24% dos domicílios do Estado.

Na divisão de mercado, a liderança ficou com o grupo Telmex (Claro/Embratel/Net), com 10,219 milhões de acessos, ou 51,99% do total. O segundo lugar foi ocupado pela SKY/DirecTV, com 5,646 milhões de acessos (28,72%). A terceira colocação foi obtida pela Oi, com 1,264 milhão de acessos (6,43%).