Confira abaixo o significado de alguns dos termos mais usados mundo corporativo.
A nível de Expressão viciada que só deveria ser empregada com o significado de "à mesma altura" (ainda assim, teria de ser "ao nível de"). Pode ser substituída por em termos de, em relação a, quanto a.
Approach Abordagem, em inglês. Termo utilizado para definir a linha de comunicação adotada ou o "gancho" da peça de propaganda.
Assessment Método para avaliar as competências de funcionários.
Benchmarking Avaliação das empresas concorrentes para saber como agem e que métodos delas podem ser aproveitados.
Brainstorming Algo como "tempestade cerebral", em inglês. Técnica utilizada para gerar idéias, em que cada participante da equipe propõe associações que vierem à cabeça.
Briefing Resumo, em inglês. Termo usado por agências de propaganda para descrever o trabalho solicitado pelo cliente.
Downsizing Racionalização dos custos de funcionamento de uma empresa, por meio da redução de níveis hierárquicos e da venda de negócios não estratégicos, por exemplo.
Empowerrment Delegar responsabilidades a um subordinado.
Endomarketing Conjunto de ações desenvolvidas para conscientizar, informar e motivar funcionários.
Expertise Experiência, conhecimento.
Feedback Todo e qualquer retorno sobre algo que se faz.
Headhunter Especializado em selecionar e recrutar executivos.
Job description Lista das tarefas de um determinado cargo. Expressão usada pelo departamento de recursos humanos como ponto de partida para avaliar se determinada pessoa pode ser promovida.
Market share Participação ou fatia de mercado de algum produto ou empresa.
Maximizar Aumentar até o máximo, tirar o máximo de algo.
Mentoring Técnicaque visa o desenvolvimento pessoal e profissional.
Network Rede de relações pessoais e profissionais.
Outplacement Investimento de uma empresa para tentar empregar em outra organização algum funcionário demitido.
Outsourcing Algo como terceirizar um serviço.
Plus a mais Usado para dizer "algo mais".
Reengenharia Reformar de maneira radical.
Sinergia Cooperação, coesão entre membros de uma equipe.
Target Alvo, em inglês. Expressão utilizada para definir o público-alvo de um plano de marketing, campanha ou peça de comunicação.
Deixe sua opinião