Não é mais preciso sair de casa para ir ao mercado| Foto: Montagem/Divulgação/

Em Curitiba, os clientes do Extra e Pão de Açúcar já não precisam sair de casa para ir ao supermercado — basta sacar o celular do bolso. A startup James, adquirida pelo grupo, deve chegar aos principais mercados brasileiros até o fim do ano.

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Mas o Grupo Pão de Açúcar (GPA) não está sozinho nesta guerra. Um dos seus principais concorrentes no multivarejo, o Carrefour, também estuda estratégias para entregar alimentos nas mãos dos clientes em questão de minutos.

O anúncio da aquisição do James ocorreu em dezembro do ano passado (2018). No mesmo mês, o Carrefour firmou parceria com a Rappi (outrora parceira do GPA), startup que faz exatamente a mesma coisa que o James: a entrega de todo e qualquer tipo de produto.

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A diferença é que a Rappi, primeiro startup unicórnio da Colômbia, atua no Brasil e na América Latina, e atua em parceria com a rede francesa. Já o James, até então um player de relevância regional, foi incorporado à estrutura do GPA; e passa a atuar como uma empresa independente dentro do grupo.

A aposta nos “superapps” para entregar alimentos é considerada central na estratégia digital dos dois grupos que lideram o setor supermercadista brasileiro. E foram alvo de muita curiosidade por parte dos investidores nos balanços anuais do GPA e Carrefour, respectivamente na última quinta-feira (21) e na tarde desta quarta-feira (27).

“Não posso falar pelo competidor, posso falar por nós”, alfinetou a CEO do Carrefour Soluções, Paula Cardoso, questionada sobre a estratégia de se aliar a um parceiro, ao invés de adquirir ou criar o próprio aplicativo.

“Nós certamente queremos acelerar vendas em alimentos. Estamos fazendo uma parceria com o líder de mercado que é a Rappi e é uma relaçã ganha-ganha. Alavancando eles com a nossa experiência operacional, e acelerar a nossa última milha com eles. Não significa que é a única estratégia que o Carrefour vá adotar”, explicou a executiva.

Do lado do GPA, a leveza da operação do James é motivo de comemoração. Como o setor de delivery se acirrou muito, nos últimos anos, hoje o custo de aquisição de um cliente é considerado alto; ou seja, muitas vezes os aplicativos gastam mais dinheiro do que ganham ao fazer uma venda.

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No caso do James, segundo o grupo, o custo de aquisição é muito inferior à média do mercado. Isto porque o aplicativo já nasce totalmente integrado à estratégia multiformato, multicanal e multiregião do próprio Pão de Açúcar, o que empurra seus custos para baixo.

Expansão nacional

Bastante otimista com os resultados em Curitiba, sua praça de teste, o Grupo Pão de Açúcar quer levar a solução para a cidade de São Paulo já no segundo trimestre de 2019. A meta é chegar a 10 cidades até o fim do ano.

A meta é tornar o James um player robusto, em nível nacional, no setor de alimentação. Mas o grupo não descarta expandir com força para outras categorias.

O aplicativo manteve, em Curitiba, sua atuação por fora da rede do GPA, e faz desde delivery tradicional (de comidas prontas) até a entrega de itens de papelaria. As categorias fora do alimentar, no entanto, não são a prioridade imediata de expansão dentro do grupo.

Lucro acelerado

O e-commerce, que não se restringe à parceria com a Rappi, foi o segmento de maior crescimento no varerjo do Carrefour, no último trimestre de 2018. O segmento já representa 10% das vendas totais, quase dobrando sua participação em relação ao mesmo período (quarto trimestre) do ano anterior (2017).

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O marketplace já atingiu o breakeven, ou seja, já traz mais receitas do que gastos, o que significa que deixa de ser um investimento do grupo — e passa a ser fonte de lucratividade.

O Carrefour também concluiu a implantação do “clique e retire” com foco em outros produtos (que não alimentos) em todos os hipermercados da rede.

A estratégia digital da rede inclui ainda um sistema de “scan & go”, em que os clientes podem fazer as compras escaneando os produtos por meio de um aplicativo, por onde é possível realizar o pagamento. O foco deste serviço é na bandeira de proximidade Carrefour Express.

Corrida contra o tempo

Quando comparado com outros setores, os supermercados tinham “gordura” para queimar na corrida em direção ao mundo digital. No varejo, produtos como eletrônicos e vestuário chegaram primeiro ao mundo online. Mas não demoraria muito para os alimentos entrarem na roda.

Com a vantagem de já terem expertise em um setor complicado como o de alimentos, Carrefour e Pão de Açúcar tentam sair na frente, e se aliam a players ágeis do meio digital para integrarem suas boas operações do mundo off ao online.

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Mas as redes ainda brigam entre si. No balanço do Grupo Pão de Açúcar, um dos pilares do eixo de transformação digital é:

“Forte crescimento [registrado] do e-comemrce alimentar de 63,5% no 4.º trimestre de 2019, reafirmando a liderança no setor”.

Enquanto um dos principais objetivos do Carrefour E-business consiste em:

“Assumir a liderança no varejo de alimentos online, [com a] construção do ecossistema, que nada mais é do alavancar o on e offline, usando startups para acelerar este processo”.

Briga que deve colocar alimento de forma mais rápida e prática na mão do consumidor.

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