• Carregando...

Nos últimos cinco meses, o grupo Pão de Açúcar reduziu a quase um terço sua atuação na capital paranaense. Nesta semana, quatro lojas da rede – nos bairros Santa Felicidade, Cristo Rei e Água Verde e na Avenida Iguaçu – fecharam as portas. Em dezembro, o grupo já havia desativado as unidades do Capão Raso e Boa Vista, ambas em Curitiba, e outra em Colombo, na região metropolitana. Com isso, o número de supermercados que portam a bandeira no estado caiu de 11 para 4.

Estas unidades que deixaram de operar, segundo a assessoria de imprensa do grupo, são antigas lojas Parati – compradas pela Companhia Brasileira de Distribuição (CBD) em 2000. Na época, a CBD comprou 11 supermercados com a bandeira paranaense, mas o valor do negócio não foi divulgado. Pelos dados do balanço da empresa naquele ano, no entanto, estima-se que ele tenha chegado a R$ 36 milhões. Daquelas unidades, apenas uma deve continuar em funcionamento no Jardim Social.

Segundo a assessoria, as lojas foram desativadas porque não estavam dentro do padrão da bandeira Pão de Açúcar, posicionada para atender os públicos A e B. Ainda de acordo com a assessoria de imprensa, as unidades foram adquiridas apenas com o propósito de trazer a marca para o estado. De lá para cá, o grupo construiu outras três unidades – da República Argentina, e dos bairros Batel e Champagnat – dentro dos padrões que, de acordo com a empresa, fazem com que o cliente identifique a bandeira. Estas são as unidades que devem permanecer em funcionamento, além daquela no Jardim Social, que foi adaptada.

Os cerca de 250 funcionários que trabalhavam nas unidades fechadas estão sendo reaproveitados nas unidades do Pão de Açúcar ou nos supermercados Extra, bandeira que também pertence à CBD.

Super Dip

Outro supermercado que fechou as portas recentemente foi o Super Dip da Avenida Anita Garibaldi, no Ahú. Segundo o superintendente da rede, Othmar Rempel, a administração optou por desativar a unidade no dia 17 de abril porque ela precisaria de um grande aporte de recursos para se tornar economicamente viável. "Uma loja daquele porte, naquele ponto, exigiria uma investimento muito alto, por isso optamos por colocá-la a venda", diz. "Os clientes tinham um perfil bem diferente daquele das demais lojas, o que exigia um estoque diferenciado e encarecia a operação."

O superintendente descarta a possibilidade de desativar outras lojas porque, segundo ele, essa era a única da rede que tinha problemas financeiros. O Super Dip tem outras 9 unidades em funcionamento em Curitiba e região, e uma em Paranaguá, no litoral do estado. Cerca de 90% dos 30 funcionários que trabalhavam nessa unidade, segundo Rempel, foram reaproveitados nas demais lojas.

Entre tantos fechamentos, a rede Festval faz planos para expandir os negócios na cidade. Está prevista para setembro a inauguração de mais um supermercado com a bandeira no bairro Mercês (nas esquinas das ruas Cândido Hartmann e Jacarezinho). O grupo Beal, controlador do Festval, não divulga os valores investidos no novo empreendimento nem a razão estratégia para escolha do bairro – onde já existem outras duas lojas Festval.

Planejamento

R$ 935 milhões é o valor que o grupo Pão de Açúcar pretende investir este ano na abertura de novos supermercados, postos de gasolina e drogarias em todo país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]