Nos últimos cinco meses, o grupo Pão de Açúcar reduziu a quase um terço sua atuação na capital paranaense. Nesta semana, quatro lojas da rede – nos bairros Santa Felicidade, Cristo Rei e Água Verde e na Avenida Iguaçu – fecharam as portas. Em dezembro, o grupo já havia desativado as unidades do Capão Raso e Boa Vista, ambas em Curitiba, e outra em Colombo, na região metropolitana. Com isso, o número de supermercados que portam a bandeira no estado caiu de 11 para 4.

CARREGANDO :)

Estas unidades que deixaram de operar, segundo a assessoria de imprensa do grupo, são antigas lojas Parati – compradas pela Companhia Brasileira de Distribuição (CBD) em 2000. Na época, a CBD comprou 11 supermercados com a bandeira paranaense, mas o valor do negócio não foi divulgado. Pelos dados do balanço da empresa naquele ano, no entanto, estima-se que ele tenha chegado a R$ 36 milhões. Daquelas unidades, apenas uma deve continuar em funcionamento no Jardim Social.

Super Dip

Publicidade

Outro supermercado que fechou as portas recentemente foi o Super Dip da Avenida Anita Garibaldi, no Ahú. Segundo o superintendente da rede, Othmar Rempel, a administração optou por desativar a unidade no dia 17 de abril porque ela precisaria de um grande aporte de recursos para se tornar economicamente viável. "Uma loja daquele porte, naquele ponto, exigiria uma investimento muito alto, por isso optamos por colocá-la a venda", diz. "Os clientes tinham um perfil bem diferente daquele das demais lojas, o que exigia um estoque diferenciado e encarecia a operação." O superintendente descarta a possibilidade de desativar outras lojas porque, segundo ele, essa era a única da rede que tinha problemas financeiros.

Festval

Entre tantos fechamentos, a rede Festval faz planos para expandir os negócios na cidade. Está prevista para setembro a inauguração de mais um supermercado com a bandeira no bairro Mercês (nas esquinas das ruas Cândido Hartmann e Jacarezinho). O grupo Beal, controlador do Festval, não divulga os valores investidos no novo empreendimento nem a razão estratégia para escolha do bairro – onde já existem outras duas lojas Festval.

Leia mais sobre cortes e investimentos de supermercados em Curitiba no site da versão impressa da Gazeta do Povo (conteúdo exclusivo para assinantes)