Brasília As obras em rodovias são o ponto alto do PAC no Paraná até agora, segundo o ministro Paulo Bernardo. Para ele, o programa tem deslanchado no estado no mesmo ritmo que no restante do país. O ministro também anunciou uma mudança de planos no Corredor Ferroviário Oeste.
Que obras do PAC estão em bom andamento no Paraná?
Está andando como, de maneira geral, tem acontecido no resto do Brasil. Aquelas grandes obras de infra-estrutura ou estão sendo executadas ou estamos fazendo projetos. É o caso do Aeroporto Afonso Pena e da terceira ponte unindo o Brasil e o Paraguai. Temos obras importantes sendo tocadas. O investimento na malha rodoviária, por exemplo, está muito bem. Tem uma parte importante do PAC que está numa fase de definição, que são as obras de saneamento e habitação. Vão ser feitas em convênios com o estado e municípios. Selecionamos projetos num total de R$ 1,2 bilhão para o Paraná e vamos assinar os convênios nos próximos dias e autorizar a licitação. Tem que lembrar o seguinte: essas obras, embora tenham demorado mais para serem definidas, tendem a ser obras mais rápidas. São menores, coisas para ser executadas em dois anos.
Em termos só de infra-estrutura, quais são as prioridades para o estado?
Já estamos executando o trecho da BR-153, que liga o Paraná a Santa Catarina e é importantíssimo. Era uma obra que as pessoas falavam em asfaltamento, na região de Tibagi, Telêmaco Borba, há 40 anos. E está andando muito rapidamente. Estamos eliminando gargalos e fazendo conservação de estradas no estado inteiro. Se você olhar a malha rodoviária federal no Paraná, mudou completamente.
Há alguma novidade em relação ao Corredor Ferroviário Oeste?
Conversei com o governador Roberto Requião e, pelo que estou entendendo, o estado também tem interesse em fazer essa obra. Porque ali há um trecho que pertence ao estado, que é da Ferroeste, que tem concessão até Guaíra, com possibilidade de ser estendido a outras áreas. De fato, pode evoluir para que o governo do estado tome a decisão de fazer. Portanto, acho que não vamos fazer, não dá pra ter dois corredores. Ou nós vamos fazer pela malha federal ou pela estadual. Se for pela estadual, vai ser uma obra só do estado.
Como está o andamento das concessões das rodovias federais?
Fizemos uma revisão dos editais e mandamos para o Tribunal de Contas da União. Era para ter sido feita a sessão ontem (quinta-feira) e eles suspenderam em função do acidente com o avião da TAM. Vão retomar na semana que vem. Acho que o calendário que temos, que é de leiloar esses lotes em outubro, está de pé. Deve ser finalizado o processo de licitação nesse mês.
Como está a construção do terminal de cargas no Aeroporto Afonso Pena?
Estamos fazendo o projeto. Está sendo preparado pela Infraero para fazer a licitação.
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