• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Tranquilidade financeira, quem não quer? Quem é que gosta do aperto para pagar as faturas de cada mês, de fazer contas para ver se é possível comprar determinado bem? Quem não gostaria de se aposentar e morar na praia, levando os netos para pescar nos fins de semana?

Com um pouco menos de fantasia e os pés firmados na realidade do mundo dos juros e aplicações, o economista Humberto Veiga construiu o livro Tranquilidade financeira – saiba como investir no seu futuro (editora Saraiva, 176 páginas, R$ 29,90). O tema é a aposentadoria: como acumular dinheiro para ter uma velhice isenta de sobressaltos. Para quem está preocupado (ou começando a preocupar-se) com o tema, vale a pena ler. O livro entrega o que promete. Está bem ancorado na regulamentação atual da previdência privada e dos investimentos. Trata com segurança das taxas que envolvem os fundos de previdência e das questões tributárias associadas a eles. Aborda títulos públicos e a estratégia usada por fraudadores que costumam abordar investidores mal informados. E dedica várias páginas a alertar o leitor para o risco de maus conselheiros. Exemplo: "Você pode acabar sendo levado a investir menos do que o necessário pela ação dos vendedores de produtos de previdência", que, muitas vezes, não levam em conta a inflação ou pressupõem uma taxa de juros alta demais em suas simulações.

Um aviso, entretanto: não se trata de um livro de autoajuda financeira, como há tantos no mercado. Quem encarar a obra de Veiga vai encontrar em alguns momentos um vocabulário um pouco difícil, embora o autor se esforce para simplificar os conceitos. Que isso não o assuste – afinal, qualquer um que se disponha de verdade a ler um livro sobre investimentos vai querer um tratamento aprofundado do assunto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]