• Carregando...
Movimento no 17º Salão Paranaense de Turismo: permanência de visitantes no estado subiu de 3,8 para 4,1 dias em 2010 | Kelly Knevels/Divulgação
Movimento no 17º Salão Paranaense de Turismo: permanência de visitantes no estado subiu de 3,8 para 4,1 dias em 2010| Foto: Kelly Knevels/Divulgação

Depois de receber 3,4 milhões de turistas no ano passado, 9% a mais que em 2009, a expectativa do governo e setor turístico do Paraná é de um crescimento de 10% para este ano. Para atingir a meta, medidas como a integração dos três aeroportos internacionais da tríplice fronteira, o investimento no terminal de passageiros do Porto de Paranaguá e o mapeamento de novos roteiros paranaenses estão na lista de prioridades.

"Temos um plano de ações para os próximos quatro anos que já começou a ser executado pela Secretaria de Turismo. Uma das grandes ações é a integração dos aeroportos de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu (Argntina) e Ciudad del Este (Paraguai). Eles estão a menos de 30 quilômetros um do outro, possuem um fluxo grande de passageiros e podem ter um aproveitamento maior se houver um trabalho integrado. Vai favorecer tanto o fluxo de passageiros quanto o de cargas", disse à Gazeta do Povo o secretário de turismo do estado, Faisal Saleh, durante o 17.º Salão Paranaense de Turismo, evento realizado na sexta-feira pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR).

Outra ideia para fomentar o turismo no estado é a implantação de um terminal de passageiros no Porto de Paranaguá, já que o segmento de cruzeiros está entre os que tiveram maior crescimento na indústria turística nacional. Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), a estimativa é de que 884 mil passageiros terão sido transportados por cruzeiros de outubro de 2010 até maio deste ano. "Com o terminal em Paranaguá, o Paraná participará efetivamente deste segmento", explicou Saleh.

O mapeamento dos setores turísticos do Paraná e a criação de novos destinos são outras medidas para atrair novos visitantes e mantê-los por mais tempo no estado. Em 2010 já foi registrado um aumento na permanência média dos turistas, de 3,8 para 4,1 dias, e no gasto per capita diário, de US$ 61,40 para US$ 70.

"Queremos fazer rotas que valorizem a questão cultural, a história e a etnia dos povos e suas regiões. Ou seja, fazer com que o turista tenha a experiência da carga emocional aliada à infraestrutura e segurança do passeio. Isso deve chamar atenção, atrair mais visitantes e reafirmar ainda mais a posição do turismo como questão fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do Paraná", disse o secretário.

Curitiba

De acordo com Juliana Vosnika, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, a cidade também está trabalhando para atrair mais turistas. "O princípio básico da prefeitura de Curitiba é: a cidade só é boa para o visitante se for boa para o curitibano. Além disso, estamos trabalhando em um calendário de lazer e eventos para que a cidade tenha mais atrativos culturais e esportivos", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]