• Carregando...

Uma delegação de 14 embaixadores de países árabes está no Brasil para propor novos negócios a paranaenses. A comitiva, que está desde ontem em Curitiba, tem encontros com autoridades e empresários. De acordo com o cônsul-honorário da Síria no Paraná e Santa Catarina, Abdo Abage, a iniciativa da visita partiu dos 22 países que compõem a Liga Árabe. "Eles sempre ouvem falar do Paraná, dos nossos produtos e da produção da nossa terra, então fizeram o pedido para promovermos alguns encontros aqui", afirmou.

De acordo com Abage, as compras externas da Liga Árabe totalizam cerca de US$ 200 bilhões, mas a participação dos produtos brasileiros neste montante não chegaria nem a 1%. "As empresas do Paraná têm um bom potencial de vender mais, porque os países árabes têm comprado muitos móveis, além de uma variedade de produtos alimentícios", disse.

De acordo com levantamento feito pelo diretor da consultoria GT Internacional, Gustavo Machado, as exportações do Paraná para os países que compõem a Liga Árabe aumentaram 125% no primeiro trimestre de 2007 em relação com igual período de 2002. Considerando apenas a variação entre 2006 e 2007, o crescimento foi de 21%.

A delegação vai se reunir com empresários na sexta-feira pela manhã, no Centro Integrado de Empresários e Trabalhadores da Indústria do Paraná (Cietep). A agenda também prevê encontro com o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), e com o governador Roberto Requião (PMDB). A comitiva é composta por embaixadores dos Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Síria, Sudão, Tunísia, Egito, Argélia, Jordânia, Marrocos, Arábia Saudita, Iraque, Líbia e do chefe da Liga Árabe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]