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Em 2009, o Paraná registrou a criação de 56.023 novas empresas, mantendo a média de 200 novos estabelecimentos produtivos por dia, apontam números divulgados pela Junta Comercial do Paraná. Das empresas abertas no ano passado, 89,3% foram enquadradas como micro e pequenas e 3,65%, como empresas de pequeno porte. Para o presidente da Junta Comercial, Júlio Maito Filho, o índice de novos empreendimentos foi decisivo para a criações dos mais de 69 mil novos postos de trabalho, gerados no ano passado.

Curitiba e região metropolitana registraram o maior número de empresas abertas, com 17.762 estabelecimentos (32% do total). Outros pólos de destaque foram Londrina (4.080), Maringá (3.753), Ponta Grossa (3.133), Cascavel (2.280), Umuarama (1.510), Santo Antônio da Platina (1.311) e Foz do Iguaçu (1.103). Todas as cidades do interior tiveram aumento em relação à abertura de empresas registradas no ano anterior, com índices variando entre 3% e 16%.

De acordo com a Junta Comercial, as novas empresas se concentram no setor de comércio e serviços, com 68% do total. "Nestas áreas, o destaque é para o setor de alimentação com 10%, seguido pelas atividades de indústria (8%), agricultura e agronegócio (5%), além de bom número de pequenas empresas na área de transporte e de educação", aponta Maito Filho.

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