• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

A curitibana Dharmatech pretende chegar à liderança do mercado latino-americano na área de automação de processos nos próximos anos. Para isso, fechou parceria com a indiana Newgen passa a ser o centro de vendas e suporte da multinacional no continente. Jorge Edison Ribeiro (foto), CEO da Dharmatech, contou ao repórter Pedro Brodbeck quais são os planos de expansão das duas empresas.

Como será a parceria entre a Dharmatech e a Newgen?

A Newgen, apesar de concorrer com IBM e Microsoft, já lidera o segundo maior polo de informática do mundo, que é a Índia. Nós seremos o núcleo de vendas e suporte aos clientes destes sistemas de automação dos processos e gestão na América Latina, um mercado muito importante para qualquer empresa que planeja expansão mundial. A entrada destes softwares será pelo Brasil, que representa 40% do mercado potencial do continente.

Quais as perspectivas?

Existem várias empresas que trabalham com gestão de processos no país, mas uma parceria como esta nos leva a outro patamar. A nossa ambição é liderar, econômica e tecnologicamente, o mercado sul-americano de sistemas de automação de processos.

E como pretendem chegar à liderança?

Por muito tempo estes sistemas de gestão só eram acessíveis às grandes corporações de telecomunicações, logística e bancos, mas atualmente mesmo as empresas de porte médio têm necessidade de automação dos seus processos. Queremos nos consolidar entre as grandes e entrar no mercado de médias empresas, pouco explorado até hoje.

Os serviços são acessíveis a essas empresas?

Sim. Há necessidade universal das empresas de reduzir o tempo necessário para processar documentos, buscar dados e distribuir informações, o que justifica o uso destes recursos. Um bom sistema de automação, em termos financeiros, pode aumentar o rendimento do trabalho em 100%. Sem contar que um serviço mais ágil resulta em maior fidelização da clientela.

* * * * *

GVT no 4G

Até a semana passada, a GVT afirmava que não tinha interesse em participar do leilão 4G no Brasil, marcado para 12 de junho, mas agora a empresa está revendo a posição. Inclusive cadastrou-se junto à Anatel para receber os documentos necessários para participar da licitação.

A companhia não fala mais que isso sobre o assunto, mas uma eventual vitória no processo licitatório marcará, finalmente, a sua entrada no mercado de telefonia móvel, último serviço para se tornar uma tele "quadriplay", com serviços de tevê, internet, telefonia fixa e móvel.

Enquanto isso, a empresa expande a operação. Na última semana, entrou em duas novas cidades do estado: Campina Grande do Sul e Quatro Barras. As obras e equipamentos custaram R$ 4 milhões. Agora a empresa opera em 32 cidades do estado e em 129 em todo o país, incluindo Maceió e Aracaju, no Nordeste, onde chegou há poucos dias.

No embalo da transparência

O Banco Central anunciou no fim da semana a criação da diretoria de Assuntos Especiais. A nova área se destina a "fortalecer o relacionamento com o cidadão e os instrumentos de comunicação social", e surge em resposta às críticas do mercado financeiro de que o Banco Central se comunica menos do que o necessário.

A oitava diretoria na estrutura do Bacen foi criada no mesmo mês em que a Lei de Acesso à Informação entrou em vigor.

Vou de ônibus

A companhia de ônibus Catarinense, que tem forte presença no Paraná, está diversificando a sua área de atuação, antes focada apenas em linhas rodoviárias. Um dos novos serviços é o deslocamento para grandes eventos. Em Florianópolis (SC), a empresa atuou no transporte para o show de Paul McCartney, e agora fará ações durante o Festival de Dança de Joinville e na Oktoberfest. Depois disso, o objetivo é trazer o serviço para os grandes eventos em Curitiba.

Cartilha anticorrupção

Uma nova cartilha será distribuída aos paranaenses pelo movimento A Sombra do Imposto, conduzido pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Desta vez, o assunto é corrupção, mostrando seus efeitos sobre a carga tributária do país.

O movimento, lançado há dois anos, já distribuiu 1,8 milhão de exemplares das duas edições anteriores da cartilha, para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de mudanças no sistema tributário e fiscal brasileiro. O conteúdo também estará no site www.sombradoimposto.org.br.

E-empreendedor

Novos e-empreendedores têm uma boa oportunidade para conhecer mais sobre o desenvolvimento de negócios na internet de forma planejada e segura. A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) promove um ciclo de palestras nesta terça-feira, no Centro de Convenções de Curitiba. O evento é gratuito e as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo site da www.ciclo-mpe.net.

Curitiba mais criativa

O Movimento Curitiba Criativa reúne interessados amanhã, na sala 9 do Sebrae, para uma nova rodada de debate e troca de ideias sobre a economia e as cidades criativas. A programação é bem dinâmica, dividida em blocos de 15 a 60 minutos, e inclui apresentação de vídeos e de fotos. O movimento elegeu 14 áreas para nortear os estudos de soluções e ações para a cidade, entre elas cinema e tevê, música, artes cênicas, literatura, gastronomia, esportes, design, urbanismo e arquitetura, tecnologia, moda, turismo, inovação e empreendedorismo social.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]