• Carregando...
Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Não bastassem as centenas de bicicletas de aluguel à disposição dos parisienses, a capital francesa lançou um dos melhores serviços de conexão à internet sem fio do mundo. A prefeitura local começou a oferecer acesso gratuito em 260 locais públicos, como jardins, bibliotecas e museus. No total, são 400 pontos de conexão em toda a cidade, todos devidamente identificados com placas.

O projeto custou o equivalente a R$ 4,4 milhões. Calcula-se que a manutenção do sistema fique em torno de R$ 1,3 milhão por ano. Segundo um comunicado da prefeitura, a idéia é transformar Paris em "uma cidade de ponta na área de comunicação digital", ampliando o sistema de conexões de alta velocidade e oferecendo um "serviço de internet universal". Interessante é que estão sendo realizados testes para desenvolver um mobiliário urbano adaptado ao uso da internet, ou seja, bancos e cadeiras que tenham pranchas para colocar o computador, além de tomadas alimentadas por energia solar.

A estatal France Telecom, que mantém 3 mil pontos de conexão na cidade, mas cobra pelo serviço, tentou barrar o projeto. Mas a Justiça francesa determinou que não há problema em se oferecer internet gratuitamente. A licitação, lançada ano passado, foi vencida pela operadora de celular SFR, que garante a conexão, e pela poderosa Alcatel-Lucent, que forneceu os equipamentos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]