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Além dos desfiles, semana também terá exposições, lançamentos de livros e palestras | Antonio More / Gazeta do Povo
Além dos desfiles, semana também terá exposições, lançamentos de livros e palestras| Foto: Antonio More / Gazeta do Povo

Estado fornece para grandes marcas de SP

Dados da Fiep indicam que a indústria da moda no Paraná é representada por 6,5 mil empresas dos setores têxtil, couro e vestuário, que empregam perto de 100 mil pessoas. Trata-se do segundo setor industrial em geração de emprego no estado, ficando atrás apenas da indústria de alimentos.

São empresas que, em grande parte, fornecem peças para grifes de moda sediadas em São Paulo e Rio de Janeiro. Lá, roupas em jeans e malharia, produzidas no interior do Paraná de acordo com os padrões das marcas compradoras, ganham a etiqueta – e o preço – das grifes badaladas e desejadas pelos consumidores ligados à engrenagem do chamado mundo fashion. Muitas dessas indústrias paranaenses têm marcas próprias e, nesse caso, o investimento em criação e design é baixo. Poucas contratam estilistas para desenhar coleções.

Marcelo Surek, coordenador do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da Fiep, diz que a instituição não tem dados diferenciando os modelos de produção da indústria têxtil paranaense. Em outras palavras, não há mensuração, entre as 6,5 mil empresas, de quantas produzem para terceiros e quantas têm marca própria – ou quais delas misturam as duas formas de produção, caso da curitibana Lafort, que investiu na grife própria sem deixar de fornecer malharia de qualidade para marcas como a Animale.

Dessa forma, o estado segue o impasse que eventos como o PBC tentam decifrar: o Paraná é polo de moda criativa e design fashion ou se limita a fabricante têxtil e fornecedor de peças? A pergunta pode ficar sem resposta, pois mesmo eventos consolidados como a São Paulo Fashion Week e a Fashion Rio têm revelado o mesmo embate entre a moda comercial e a moda de criação, que revela artistas do design. Nos últimos anos, o principal desafio é enfrentar a concorrência estrangeira.

Serviço

Viver Bem Moda & Beleza

Neste mês, a revista Viver Bem Moda & Beleza vai ser publicada amanhã, e não na quinta-feira, com matéria especial sobre a semana de moda paranaense.

A partir de amanhã e até sexta-feira, dia 7, o Centro de Eventos do Sistema Fiep, no Jardim Botânico, se transforma em palco temporário para a moda durante o Paraná Business Collection. O evento paranaense, que se posiciona como o mais importante do Sul do Brasil, não se restringe ao show nas passarelas. Além dos desfiles, o PBC – realizado pelo Conselho Setorial do Vestuário, em parceria com o Sebrae-PR e a Fiep – aposta, como o nome indica, em geração de negócios.

Nesta 8.ª edição, mais uma vez, haverá espaço para fabricantes mostrarem seus produtos no salão de negócios. Cerca de 40 marcas de diversos estados participam desse salão, que ocupa boa parte dos 2 mil metros quadrados do centro de eventos, de acordo com os dados divulgados pela coordenação do evento.

Na passarela, oito grifes farão desfiles da moda primavera/verão – as paranaenses Lafort e All Purpose, as paulistas Triton e Coca-Cola Clothing, as marcas Ronaldo Silvestre, Thiago Paes / Erre Nove e Apartamento 03, de Minas Gerais, e um mix de estilistas considerados novos talentos, de Curitiba e Maringá.

A semana de moda traz, também, exposições, lançamento de livros e palestras. Haverá uma Arena Cultural, sob responsabilidade do Sesi-PR, com mesas-redondas de debates sobre diversos aspectos da indústria de moda.

Mudança

A principal novidade deste PBC foi a mudança de coordenação de moda, que passou para as mãos de profissionais "estrangeiros". No lugar da dupla de produtores de moda paranaenses Nereide Michel e Paulo Martins, responsáveis pelas sete edições anteriores, foi contratado o paulistano Carlos Pazetto, que tem no currículo trabalhos para grandes marcas de moda nacionais e internacionais.

O objetivo, de acordo com a Fiep, é dar mais visibilidade nacional ao PBC e consequentemente à moda paranaense, e também alavancar a geração de negócios. Com ele, vieram outros nomes de fora. A organização do evento e a assessoria de imprensa são de empresas de Minas Gerais e São Paulo, respectivamente.

Marcelo Surek, coordenador do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário, diz que o foco na visitação de lojistas de outros estados aos estandes das marcas está mais forte. "Estamos trabalhando para transformar o Paraná Business Collection no terceiro maior evento do setor no Brasil", destaca. Segundo a Fiep, há 160 compradores selecionados, de vários pontos do país, já confirmados.

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