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Homem segura pedra enquanto corre da polícia | REUTERS/Siphiwe Sibeko
Homem segura pedra enquanto corre da polícia| Foto: REUTERS/Siphiwe Sibeko

"Nos Estados Unidos (...) é difícil para uma empresa entrar no território da outra. Aqui no Brasil isso é possível. Nosso objetivo é nos tornarmos um site que ajude a explorar melhorar a cidade."

Emerson Andrade, cofundador do Peixe Urbano.

O Peixe Urbano quer ser se desvencilhar do rótulo de site de compras coletivas e está se reposicionando como um serviço de "indicação de lugares na cidade". Para isso, a empresa fez duas aquisições recentemente. Comprou O Entregador, de pedidos on-line de comida, e o Zuppa, site de reserva de mesas em restaurantes. Em breve todos os serviços devem se integrar numa plataforma mais parecida com uma rede social, onde o usuário poderá dar notas aos lugares frequentados e ver recomendações dos amigos.

A estratégia é uma aposta no mercado americano como um apontador de tendências. A própria ideia de compra coletiva nasceu nos Estados Unidos e só depois se espalhou pelo mundo – o Peixe Urbano foi o primeiro a adotar o modelo no Brasil. Agora, a empresa quer reunir sob seu guarda-chuva outros serviços que estão se destacando no mercado americano – como o Yelp, de indicação de lugares, e o OpenTable, de reserva on-line de mesas.

"Nos Estados Unidos esses mercados estão bem consolidados, e é difícil para uma empresa entrar no território da outra. Aqui no Brasil isso é possível. Nosso objetivo é nos tornarmos um site que ajude a explorar melhorar a cidade", diz o curitibano Emerson Andrade, um dos três fundadores do Peixe Urbano no Brasil.

A guinada da empresa ocorre num momento de consolidação do setor de compras coletivas. Um levantamento da consultoria e-bit mostra que, em 2011, metade dos 1,6 mil sites que operam nesse modelo estava inativa. Além disso, os oitos maiores portais concentravam 85% do faturamento.

De acordo com Andrade, o objetivo é aproveitar a força da marca Peixe Urbano para apresentar os novos serviços. A empresa tem 20 milhões de usuários e 30 mil estabelecimentos cadastrados. O sistema de entregas, o Peixe Urbano Delivery, já funciona em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e começa a operar em Curitiba até o fim deste ano, segundo ele.

Mobile

O cofundador da empresa também afirma que a empresa passará a dar mais atenção para a plataforma mobile. A ideia é aperfeiçoar o aplicativo já existente, permitindo que a pessoa receba descontos em estabelecimentos de acordo com a sua localização. Ainda não há prazo de lançamento para o novo aplicativo.

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