• Carregando...

Curitiba – No início deste ano, o estado do Paraná tinha apenas cinco arranjos produtivos locais (APLs), concentrações geográficas de empresas de atividades semelhantes. Hoje esse número já saltou para 22. Além disso, outros 114 arranjos potenciais foram identificados pela Rede APL – organização formada em fevereiro por representantes de três secretarias de estado (Planejamento e Coordenação Geral; Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul; e Ciência e Tecnologia), do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), da Agência de Fomento do Estado, do Sebrae-PR e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Para o secretário do Planejamento, Allan Marcelo de Campos Costa, a constituição de APLs no Paraná é fundamental para o crescimento da economia do estado. "Experiências internacionais mostram que a estratégia de desenvolvimento de arranjos produtivos locais contribuem com o aumento da competitividade das empresas envolvidas, com a capacidade dessas empresas de atingir novos mercados e com o desenvolvimento de produtos mais competitivos e inovadores", diz. A consequência deste quadro é o aumento da renda, a geração de emprego e a conquista de novos mercados.

Um exemplo de APL que está colhendo frutos de ter se organizado desta foram é o de instrumentos médico-odontológicos de Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná. As 20 empresas da região conseguiram substituir importações e ainda exportar para 30 países. Um dos segredos foi a estratégia de atrair especialistas do exterior e convidá-los a trabalhar como parceiros das empresas.

Outro ponto importante na constituição dos arranjos é que o estado pode negociar financiamentos para investir nas áreas produtivas. A metodologia adotada pela Rede APL, desenvolvida pelo economista Vilson Suzigan da Universidade de São Paulo (USP), permitiu a elaboração de um projeto que pleiteia recursos de US$ 16,7 milhões financiados – 60% dos quais junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Além disso, agora que estão oficialmente instituídas, as APLs paranaeses podem ser incluídas no Grupo Permanente de Apoio do governo federal.

Critérios

Os principais critérios para que uma concentração de empresas seja identificada como APL são: estar na mesma região e ser formada por empresas pequenas e médias de atividades correlatas

Para melhorar a comunicação entre as pessoas envolvidas nas APLs, em geral fornecedores especializados, universidades, associações de classe e instituições governamentais, a Rede APL lançou ontem em Curitiba o portal APL.O endereço eletrônico é www.redeapl.pr.gov.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]