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Desenvolvimento

Pequenas empresas terão consultoria em comércio exterior a preços acessíveis

ACP fecha parceria para oferecer a associados capacitação em negócios internacionais

  • PorHelena Carnieri
  • 23/05/2007 18:35

Empresas de pequeno porte que nunca exportaram ou importaram não precisam gastar muito para aprender o caminho das pedras. Esse é o recado da Associação Comercial do Paraná (ACP), que oferece a partir de junho o ACP Trade, lançado ontem em parceria com a consultoria NexTrade. A proposta é oferecer consultoria em comércio exterior a preços acessíveis.

O serviço atenderá a empresas interessadas em exportar ou importar, e terá quatro módulos: pesquisa, marketing, logística e negociação. As etapas envolvem duas entrevistas, pesquisa de mercado, análise do perfil da empresa, definição da capacidade e maturidade para fazer negócios com o mundo e sugestão de melhorias. "Vamos pegar a empresa pela mão e ensinar de A a Z", garante o coordenador do Conselho de Comércio Exterior da ACP (Concex), Luiz Alberto César.

O empresário pode contratar todo o pacote ou apenas alguns módulos. Para associados, os módulos de pesquisa, marketing e logística custarão R$ 300 cada um. Pela última etapa, que envolve o fechamento de compra ou venda, deve ser cobrado 5% sobre o valor de realização do negócio.

De acordo com os consultores, o valor está bem abaixo do preço de mercado, que é de R$ 250 a hora de consultoria. A meta é atender a 200 empresas no primeiro ano, que serão estimuladas a fazer negócios dentro do Mercosul. Num primeiro momento, serão atendidas empresas da região de Curitiba, mas a idéia é auxiliar também empresários do interior, na sede da ACP, e, futuramente, realizar visitas in loco. As inscrições poderão ser feitas a partir de junho pelo site www.acpr.com.br.

Caso a empresa seja considerada despreparada para o comércio exterior, poderá se preparar, por exemplo, participando de feiras internacionais.

Duas empresas da capital receberam consultoria gratuita durante a formulação do projeto-piloto. Na Princess Florence, que fabrica cosméticos, e na Tecnomed, fabricante de produtos ortopédicos, foram detectadas falhas de padronização, falta de documentação e necessidade de formação de preço de exportação. "Analisamos os dados das empresas e as auxiliamos no desenvolvimento de embalagens bilíngües", conta Cassiano Pajewski, da NexTrade.

A possibilidade de empresas pequenas fazerem negócios com o mundo trará, segundo a ACP, o fortalecimento da economia estadual. Segundo o coordenador do Concex, investir no exterior independe do valor do câmbio, já que os empresários precisam se adaptar a valores abaixo de R$ 2.

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