• Carregando...

A saúde nunca tinha sido motivo de preocupação para a montadora Jandira Mendes Pereira, que há 20 anos trabalha na Landis Gyr, empresa que produz relógios medidores de energia elétrica. Mas ao fazer um exame periódico, constatou que seu índice de colesterol estava altíssimo. Foi o que bastou para mudar seu estilo de vida. Disciplinada, passou a se alimentar melhor –perdeu seis quilos –, deixou de fumar e começou a fazer caminhada diariamente. "Peço para descer do ônibus quatro quilômetros antes de casa, para poder caminhar", conta Jandira, hoje com 58 anos, mas com saúde de menina.

O montador Marcos Moraes trata de um problema de hipertensão também identificado nos exames periódicos da empresa. Ele não é tão disciplinado quanto Jandira – segundo a médica da empresa, em termos de disciplina, as mulheres em geral se conscientizam mais facilmente –, mas também deixou de fumar e melhorou a alimentação. Alguns dias da semana ele usa o restaurante light que a empresa oferece. Ele também aderiu à caminhada e segue a medicação que contra a hipertensão. "Hoje trabalho muito mais tranquilo."

De acordo com Sandra Troian, médica da empresa, o cuidado completo com a saúde dos funcionários é um investimento que a empresa faz, mas que se reverte em economia em termos de absenteísmo. "Mas o resultado desse trabalho depende principalmente do interesse dos funcionários." A empresa foi considerada modelo pelo "Diagnóstico de saúde e estilo de vida", realizado pelo SESI. (MRS)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]