• Carregando...

Parece que a escalada da bolsa fez o investidor se esquecer da crise econômica que há não muito tempo puniu severamente os mercados financeiros. Em outubro, o número de investidores individuais cadastrados na Bovespa alcançou pela primeira vez os 555 mil. Na comparação com setembro, houve a entrada de aproximadamente 40 mil investidores. Dois anos atrás, havia pouco mais de 310 mil cadastrados.

O aumento no número de investidores pessoa física se manteve acelerado até o começo do segundo semestre do ano passado. Depois disso, a crise se aprofundou, abatendo o mercado acionário e estancando a entrada de aplicadores. A maior procura pela bolsa de valores neste momento ocorre em sintonia com a recuperação do mercado acionário. Neste ano, o índice Ibovespa acumula valorização de 76,23%, o que faz de 2009 o melhor ano desde os 97,3% alcançados em 2003.

Essa maior procura por ações pode ser verificada também na movimentação do home broker – o sistema de compra e venda de ações pela internet. No mês passado, houve alta de 33% nas negociações feitas pelo home broker, atingindo a média de 284,4 mil transações diárias, o maior volume da história. Com isso, o segmento respondeu por 19,8% do volume negociado no mês na Bolsa de Valores de São Paulo.

Todo esse apetite por ações ocorre em um momento em que muitos papéis já estão com ganhos superiores a 100% no ano. Ao olhar um percentual desses não é difícil uma pessoa, mesmo que esteja desacostumada, ficar tentada a entrar nesse arriscado mercado.

Álvaro Bandeira, diretor da corretora Ágora, afirma que o aumento da participação da pessoa física no mercado era esperado com a recuperação da bolsa. "A gente vai ficar acostumado novamente com o crescimento da pessoa física no mercado’’, diz. A participação da pessoa física no total negociado na Bolsa gira em torno de 31%. A categoria fica atrás apenas dos estrangeiros, que respondem por cerca de 34% do total. Parte dessa popularização reflete programas que a Bovespa desenvolve desde 2002, como visitas e as palestras em empresas e clubes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]