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Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Con­sumidor (Idec) com as três principais marcas do país (Nestlé, Garoto e Lacta) – sendo dois tipos de ovos de cada uma delas, em quatro tamanhos (12, 15, 20 e 21), todos ao leite – encontrou diferenças consideráveis entre o peso dos produtos que contém a mesma denominação de número na embalagem. O ovo número 20, por exemplo, dependendo da marca, pode conter 75 gramas a menos de chocolate. De maneira geral, as variações encontradas foram de 20% para ovos de tamanho 12; 22,45% para ovos 15; 25% para os ovos 20; e 4,17% para os ovos 21.

Segundo o Idec, o intuito da pesquisa é orientar o consumidor, que não sabe o que significa a numeração dos ovos de Páscoa, conforme resposta de 48% dos 1.400 participantes da enquete lançada no site da instituição durante este mês de março.

As empresas alegam que o número do ovo tem correspondência com a altura da forma utilizada na fabricação, mas esse argumento não se comprova quando considerados ovos estilizados, como o Batom, por exemplo.

"A indicação dos números nos ovos, da maneira que está, pode induzir o consumidor ao erro na hora da compra. Para garantir o direito à informação clara e precisa ao consumidor, enviamos pedido de critério de padronização às empresas, à Associação das Indústrias da Alimentação (ABIA) e ao Inmetro e aguardamos uma definição por parte dos responsáveis do setor", complementa Karina Alfano, gerente de relacionamento do Idec.

Em 2011, o Idec também constatou que os chocolates em barra chegam a ser quatro vezes mais baratos que os ovos de Páscoa de mesma marca, qualidade e quantidade.

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