• Carregando...

Pesquisa da Pro Teste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - mostrou as opções mais vantajosas de planos de telefonia móvel de acordo com o perfil de cada consumidor. A conclusão é que os planos pós-pago é, em quase todos os perfis, o mais barato.

— Pré-pago, apesar de usado por 80% dos consumidores, por não ter o compromisso do pagamento mensal, só é vantajoso para quem faz poucas ligações. Mesmo assim, às vezes, por R$ 1 a mais se consegue um pacote mais interessante de serviços, como torpedos, roaming e fotomensagem — destaca Laila Vilela, analista de estudo de mercado da Pro Teste.

No quarto levantamento anual sobre as melhores tarifas de telefonia móvel, a Pro Teste comparou, em junho, 567 planos (427 pós-pagos e 140 pré-pagos), em oito estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Bahia. Apesar de as operadoras oferecerem os mesmos planos em diferentes estados, as tarifas variam bastante entre eles. Um dos motivos é a diferença de imposto.

A Proteste ainda preparou um simulador que ajudará o consumidor a identificar qual o melhor plano para o seu perfil. O simulador pode ser acessado no site da associação.

Para fazer a avaliação dos planos oferecidos pelas operadoras, a Pro Teste simulou três perfis de usuário: o econômico, que recebe mais chamadas do que faz; o viajante, que faz ligações DDD; e o sociável, que usa muito o telefone móvel, mas fala mais com números de sua própria cidade. No Rio de Janeiro, a Claro foi a empresa que se saiu melhor para todos os cenários, com os planos Estilo. Para quem usa 150 minutos por mês, no entanto, o plano TIM Brasil 120 é mais vantajoso.

Para quem tem o perfil viajante ou sociável, a melhor alternativa são os planos Estilo da Claro. Outra opção é o plano Vivo Pós 55 minutos. O problema, neste caso, é que, apesar do preço mais baixo, em algumas situações o plano só admite 15 minutos de ligações para aparelhos de outras operadoras ou telefones fixos.

— Antes de escolher um plano, o consumidor deve avaliar as suas contas passadas: quantas ligações costuma fazer por mês, se faz interurbanos, se liga para celulares de outras operadoras etc. — diz Laila.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]