• Carregando...
Veja onde fica |
Veja onde fica| Foto:

A Petrobras confirmou ontem a descoberta de indícios de petróleo e gás no município de Tefé, no Amazonas, a 640 km de Manaus. O Teste de Longa Duração (TLD) feito no poço Igarapé Chibata 1, na bacia do Rio Solimões, aponta que o poço tem capacidade de produção de 2,5 mil barris de óleo por dia.

Se comparado ao poço de Tupi (na camada pré-sal), que pode chegar a 30 mil barris/dia, essa produção na região amazônica é bastante tímida. Mas, para os padrões da região, é considerada pela Petrobras um "excelente resultado". O óleo é de ótima qualidade, com API de 46º, numa escala que vai até 50º. Essa medida revela a densidade do petróleo, que determina seu aproveitamento. Quanto maior é o grau, maior é a chance de uso do óleo.

A Petrobras detém 100% do bloco onde está situada a descoberta. De acordo com comunicado emitido pela estatal, o teste foi iniciado em setembro e tem duração prevista de um ano. A Petrobras explica que o Plano de Avaliação da Descoberta (PAD), aprovado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), "prevê a aquisição de novos dados sísmicos e perfurações de poços delimitatórios" para "definir a extensão da acumulação, quantificar as reservas e a comprovar a economicidade da acumulação." A estatal informa ainda no comunicado que, na região, já possui três campos produzindo petróleo e gás natural no município de Coari.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]