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Foto: Divulgação/Petrobras| Foto: Divulgação/Petrobras

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas que atendam às necessidades de negócios de petróleo, gás e energia, a Petrobras lança nesta quarta-feira (4) edital com chamada de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) voltados para startups e pequenas empresas inovadoras. O edital prevê o financiamento de até dez projetos, em seis diferentes áreas, com valores de R$ 500 mil a R$ 1,5 milhão, totalizando R$ 10 milhões nessa etapa.

O edital funciona por meio de “desafios” propostos pela Petrobras para a criação de produtos, veículos ou softwares em áreas como robótica, inteligência artificial, armazenamento de energia, captação e utilização de CO², entre outros. As inscrições podem ser feitas até 22 de setembro no site do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Os participantes terão até dois anos para desenvolver seus projetos.

“Mas, se a empresa achar que pode fazer em menos tempo, não tem problema. Ela apresenta a proposta com o programa definido. Se achar factível fazer em 12 meses, se tem uma boa ideia que traga valor para a gente, para a empresa e que seja factível, pode concorrer sem problema nenhum”, disse à "Agência Brasil" o engenheiro da Petrobras e líder do projeto, Ricardo Ramos.

De acordo com ele, o resultado da primeira etapa está previsto para meados de outubro. Serão avaliados o impacto da solução proposta para o negócio da Petrobras, a consistência e a viabilidade do projeto, incluindo facilidade de implantação da solução, capacidade técnica da equipe, grau de inovação, nível de maturidade tecnológica e potencial de ganho de escala.

“Foram colocados alguns desafios mais fortes, pois temos noção de que há muitas empresas capazes de desenvolver [as soluções], que já têm certo grau de maturidade, mas ainda não são a solução pronta. Assim como há outros que são até mais desafiadores em termos de maturidade, mas podem estar em um nível de maturidade mais baixo [para serem resolvidos no espaço de tempo]”, diz Ramos.

Submarino autônomo e navegação interativa estão entre os projetos

Entre os “desafios” propostos pelo edital estão: a criação um pequeno submarino autônomo de baixo custo ou controlado remotamente para ajudar em atividades de inspeção, o desenvolvimento de software para aumentar a eficiência de armazenamento da energia produzida a partir de fonte solar ou eólica e até um sistema para gerenciamento de imagens imersivas (fotos e vídeos 360º) e navegação interativa (street view) para auxiliar no processo de planejamento e de intervenções em plataformas.

“Temos a oportunidade de selecionar tanto projetos que já estão na 'cara do gol' e que precisam só de um desenvolvimento final, quanto aqueles que estão na escala de laboratório e precisam ainda ser levados à escala de protótipo. Se ele tiver potencial, também é considerado sucesso para nós termos um projeto que eleve a maturidade da tecnologia”, completa o engenheiro.

Além do recurso financeiro, as startups ou pequenas empresas selecionadas também terão auxílio para superar os desafios dos anos iniciais, como suporte financeiro, interação com o corpo técnico da Petrobras e capacitação empresarial, podendo gerar mais produtos, serviços e modelos de negócios inovadores.

"As regras sobre as propriedades de resultados estão bem definidas no edital. A Petrobras não vai ter nenhuma participação no capital social da empresa, não seremos sócios dela. O segundo ponto é que o que for desenvolvido ao longo do projeto, se for passível de proteção, será compartilhado, terá sua propriedade intelectual compartilhada na cotitularidade”, conta Ramos ao falar sobre os casos de conclusão dos desafios propostos e desenvolvimento de soluções em escala.

A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Sebrae, faz parte do programa Petrobras Conexões para Inovação e foi criada para aproximar a empresa de startups. No total, o programa terá duração de cinco anos. A previsão é que outros editais sejam lançados futuramente. O investimento total é estimado em R$ 60 milhões.

“Fizemos um mapeamento das necessidades internas de soluções tecnológicas nas áreas de negócios da Petrobras e tivemos mais demandas do que estamos colocando no edital. Isso dá uma perspectiva boa para os empreendedores de que deveremos ter outro edital após este primeiro”, conclui Ramos.

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