i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Petróleo

Petrobras retoma teste no bloco de Tupi

  • PorReuters
  • 08/09/2009 08:56

A Petrobras informou nesta terça-feira (8) que retomou no dia 5 de setembro o Teste de Longa Duração (TLD) no bloco de Tupi, no pré-sal da bacia de Santos, que havia sido paralizado há cerca de dois meses por problemas com equipamentos.

A empresa decidiu trocar todo o sistema conhecido como árvore de natal molhada, realizando o reparo em prazo inferior ao inicialmente previsto, conforme havia antecipado à Reuters na semana passada o gerente-executivo do pré-sal da Petrobras, José Formigli.

Tupi é o bloco com mais informações até o momento na região do pré-sal, com reservas estimadas de 5 a 8 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo leve e gás natural). A área é operada pela Petrobras, com 65 por cento, em parceria com BG Group, com 25 por cento, e Galp Energia, com 10 por cento.

Nos primeiros testes a produção atingiu cerca de 15 mil boe/diários, metade dos 30 mil previstos anteriormente, mas considerada bem sucedida pelos executivos da companhia.

O TLD de Tupi tem por objetivo coletar dados para conhecer o comportamento de longo prazo dos reservatórios em produção, a movimentação e drenagem de fluidos durante a produção e o escoamento submarino, informou a Petrobras em um comunicado.

No pré-sal, além de Tupi, apenas Iara, na bacia de Santos, e Parque das Baleias, no Espírito Santo, possuem estimativas de reservas, com volumes de 3 a 4 bilhões de boe e 1,5 a 2 bilhões de boe, respectivamente.

Juntos, se tiverem as reservas comprovadas, esses campos dobram as reservas atuais brasileiras.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.