• Carregando...

O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná cresceu 2,6% nos seis primeiros meses deste ano em comparação ao mesmo período de 2011. A estimativa, preliminar, foi divulgada nesta segunda-feira (3) pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). O resultado de crescimento supera em dois pontos percentuais o aumento do PIB brasileiro, que foi de 0,6% no período, segundo informou na semana passada o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em texto publicado na Agência de Notícias do Paraná, órgão oficial de comunicação do governo estadual, o presidente do Ipardes, Gilmar Lourenço, afirmou que a quebra de mais de 20% na safra de verão influenciou o resultado. Não fosse isso, a economia paranaense poderia ter crescido mais. O desempenho do estado foi positivo em todas as outras variáveis empregadas para a medição do PIB.

O índice da produção industrial brasileira, que teve um decréscimo de 3,8%, teve tendência diferente no estado, onde cresceu 3,6%. Por aqui, o emprego no setor aumentou 3,3% em comparação com os seis primeiros meses do ano passado, contrapondo-se com a redução de 1,2% no Brasil.

Já nas exportações, houve crescimento de 6,3% no Paraná, enquanto a média nacional ficou em - 1,7%. A massa salarial real aumentou 10,9% e, no país, 3,5%. As vendas no comércio varejista cresceram 9,7% no estado, enquanto no Brasil o aumento foi de 7%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]