• Carregando...

A economia dos Estados Unidos cresceu conforme o esperado no quarto trimestre do ano passado, segundo a primeira estimativa do produto interno bruto (PIB) norte-americano, divulgada hoje pelo Departamento do Comércio. O PIB do país cresceu a uma taxa anual de 3,2% entre outubro e dezembro, em linha com a expectativa dos analistas. O resultado se segue à expansão de 4,1% registrada no trimestre anterior.

No segundo semestre do ano passado, a economia americana cresceu 3,7% em bases anuais, bem mais que o crescimento de 1,8% do primeiro semestre de 2013. O resultado da segunda metade do ano passado foi o melhor desde 2003. Já em todo o ano de 2013 o crescimento foi de 1,9%, ante expansão de 2,8% em 2012.

Segundo relatório do Departamento do Comércio, o avanço do PIB no último trimestre refletiu os gastos dos consumidores e das empresas, além de exportações mais fortes, que compensaram recuos nos gastos do governo.

Os gastos gerais das empresas subiram a uma taxa anual de 3,8% no quarto trimestre. Já os gastos dos consumidores, que respondem por mais de dois terços do PIB, cresceram a uma taxa de 3,3% no período, o maior ritmo em três anos. As exportações avançaram 11,4%, após subirem 3,9% no trimestre anterior.

Os estoques continuaram elevados no quarto trimestre e contribuíram com 0,44 ponto porcentual para o crescimento do PIB do período, após uma contribuição de 1,55 ponto porcentual no trimestre anterior. Mesmo assim, a medida do PIB que exclui os estoques expandiu a uma taxa anual de 2,8% nos últimos três meses de 2013, ante crescimento de 2,5% no terceiro trimestre do ano passado. Fonte: Dow Jones Newswires.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]