• Carregando...

Notícias que abalaram os mercados nesta quarta-feira.

A queda de Tóquio

O índice Nikkei 225, que mede os negócios na Bolsa de Valores de Tóquio (Japão), teve sua maior queda diária em 21 anos. A bolsa mais importante da Ásia fechou a quarta-feira com queda de 9,38%, aos 9.203,32 pontos, no pior resultado desde 1987.

Nacionalização na Islândia

O governo da Islândia assumiu ontem oficialmente o controle do terceiro maior banco do país, o Glitnir – cuja nacionalização foi anunciada em 29 de setembro. Na terça-feira, a Islândia decidiu também nacionalizar o seu segundo maior banco, o Landsbankinn. Além disso, o maior banco do país, Kaupthing, anunciou ter obtido um empréstimo de 500 milhões de euros do Banco Central do país.

Pacote britânico

O ministro da Economia do Reino Unido, Alistair Darling, anunciou um plano bilionário para ressuscitar o sistema bancário, ao valor de 50 bilhões de libras (cerca de US$ 87 bilhões), uma operação equivalente a uma nacionalização parcial do sistema financeiro.

O plano tem os mesmos moldes do pacote de US$ 700 bilhões aprovado pelos Estados Unidos.

Europa em apuros

Mesmo com a ação coordenada dos grandes bancos centrais do mundo, as bolsas européias amargaram fortes perdas, a exemplo de Londres (-5,18%), Paris (-6,38%), Frankfurt (5,88%), Madri (-5,20%), Milão (-5,71%) e Amsterdã (7,68%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]