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Brasília – A Caixa Econômica Federal passou a ocupar, em agosto, o topo da lista dos bancos que mais receberam reclamações dos clientes. No total, foram 1.354 reclamações contra a instituição naquele mês. Os problemas de cumprimento de prazos e de atendimento responderam por 86,8% das queixas apresentadas contra a Caixa à Central de Atendimento ao Público do Banco Central (BC). Em julho, o Banco Santander/Banespa ocupava o primeiro lugar do ranking divulgado pelo BC em sua página na internet, com 308 reclamações, e a Caixa não aparecia entre os cinco bancos com maior número de queixas.

Para elaborar o ranking, o BC constrói um índice que pondera a quantidade de reclamações pelo número de clientes da instituição. A passagem da Caixa para o primeiro lugar da lista não foi surpresa, segundo o ouvidor da instituição, Paulo Roberto dos Santos. Segundo ele, o fato tem relação com o encerramento do prazo, no fim de maio, para que as pessoas entrassem na Justiça para reaver as perdas provocadas pelo Plano Bresser. "Muitas pessoas nos procuraram em maio e junho para saber se tinham contas de poupança na Caixa em 1987", disse o ouvidor. "É muito difícil que uma pessoa ainda tenha guardado um extrato de 1987."

Na época, a Caixa respondia por 70% do mercado de caderneta de poupança. Como outros bancos, acrescentou Santos, a Caixa teve dificuldade para identificar os titulares das contas em 1987 e não conseguiu fornecer todas as informações dentro do prazo de 30 dias estipulado pelo BC. "As reclamações de não cumprimento de prazos e atendimento estão todas relacionadas a este problema do Plano Bresser", disse.

O problema só apareceu em agosto, segundo Santos, por dificuldades do BC no processamento das informações. Por considerar que ainda há represamento no registro de ocorrências, ele acredita que a Caixa continuará no topo da lista por mais alguns meses.

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