• Carregando...

Conveniados de Golden Cross e Amil com planos contratados até dezembro de 1998 terão aumento nas mensalidades de quase três vezes a inflação. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autorizou reajuste de 11,46% para quase 170 mil clientes com planos antigos. Os reajustes serão aplicados nas datas de aniversário dos planos e válidos por 12 meses. De abril de 2005 a maio de 2006, o IPCA tem alta de 4,23%.

- O aumento foi calculado segundo a Variação de Custos Médico-Hospitalares (VCMH) das operadoras - afirma Mônica Nigri, gerente da ANS.

Mônica disse que a maioria dos planos antigos da Amil faz aniversário em junho. Por isso, a operadora pode cobrar de 19.700 usuários o valor retroativo. A Amil aplicará resíduo de4,41% referente a 2004.

No total, os clientes terão aumento de 15,87%. Em 2005, a ANS autorizou reajuste de 11,11%, alem de residual de 8,06%. A Amil aplicou 15% em 2005 e agora cobra o restante.

- No caso da Golden Cross, grande parte dos planos de 150 mil clientes aniversaria em julho - comenta Mônica.

As empresas não informaram como e quando será aplicado o índice nas mensalidades.

- Esse percentual não reflete o desequilíbrio das carteiras dessas operadoras - disse Arlindo de Almeida, presidente da Associação Brasileira de Medicina de Grupo.

- É um aumento melhor do que o dos planos novos.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) vai estudar se propõe ação civil pública para barrar o reajuste.

- Esse índice é passível de ser questionado. Há uma discussão judicial sobre o aumento dos planos antigos afirma Renata olina, do Procon.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]