• Carregando...

A produção do setor industrial no Brasil registrou um forte crescimento em janeiro, assinalando uma sequência de cinco meses de expansão e atingindo recorde de alta em 23 meses. O Índice de Gerente de Compras (PMI) Brasil, calculado pelo HSBC, subiu a 53 2 em janeiro, de 51,1 em dezembro.

Em relatório, o banco afirma que a melhora no dado foi impulsionada tanto pelos volumes de pedidos recebidos quanto pelos negócios para exportação, que continuaram a se expandir, com taxas de crescimento forte e modesta, respectivamente. Também modestamente foi o aumento de negócios inacabados. Além disso, as empresas aumentaram o número de pessoal pela primeira vez em dez meses, em meio a relatos de uma demanda forte.

"O setor manufatureiro brasileiro teve um bom começo de 2013", avalia, em nota, o economista principal do grupo HSBC no Brasil, Andre Loes. Ele lembra que o avanço do PMI industrial HSBC do País alcançou o resultado mais forte desde março de 2011, liderado por altas expressivas dos índices de produção e novas encomendas.

"No entanto, a perspectiva de crescimento permanece vulnerável aos impactos da incerteza com relação à oferta de energia elétrica", pondera Loes, ressaltando, especificamente, preocupação de como as empresas irão reagir ao debate sobre os riscos de racionamento de energia, eventualmente, "postergando seus programas de investimento."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]