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Por trás dos arquivos de áudio que circulam pela internet via podcast há um lema bem simples, mas bastante atraente: "Ouça seu programa favorito quando e onde você quiser". Uma praticidade e mobilidade que aos poucos vem conquistando as pessoas e consequentemente o interesse do mundo corporativo, que passa a usá-lo como mais uma ferramenta de marketing e um ponto de contato com os consumidores.

"O consumidor está sendo bombardeado por um número de informações cada vez maior. Então, para as empresas, é cada vez mais difícil impactá-lo. Um dos caminhos é oferecer conteúdo, e não simplesmente publicidade. E o podcast retrata isso", diz a empresária Silvia Elmor, diretora da Vogg Branded Content, agência especializada em produção de conteúdo.

Os veículos de comunicação, principalmente rádios, já oferecem há tempos a opção de ouvir suas matérias em arquivos de áudio. Já a produção de podcasts como ferramenta de comunicação, explica Silvia, segue o conceito de "Branded Content", que consiste em oferecer ao consumidor um conteúdo relevante, que tenha importância para ele e com as suas experiências, causando emoção ou diversão, por exemplo. Em outras palavras, é mais ou menos como entregar receitas de bolo para as donas de casa, ao invés de simplesmente anunciar a marca de fermento ou farinha. A Nestlé, por exemplo, oferece podcasts sobre nutrição e o laboratório de medicamentos Roche, sobre cardiologia.

"O podcast é uma forma ágil de se comunicar e se relacionar com os clientes, sejam eles externos ou mesmo internos", diz Silvia. Ela acredita que a grande vantagem é que ele pode ser produzido em pouco tempo, com um custo baixo para a empresa e pode ter uma grande abrangência.

Para o publicitário Fa­­biano Cruz, embora a ferramenta já te­­nha alguns anos, agora que empresas e usuários estão começando a perceber o quanto ela pode ser prática e fácil de usar. "Para as marcas, é algo muito novo. Mas muita coisa pode ser feita. O consumidor mesmo começou a pedir." Entre os diversos usos, ele cita ainda a possibilidade de fazer treinamentos à distância, conteúdos periódicos para equipes e materiais de apoio para palestras, por exemplo. "Os próprios professores poderiam passar o conteúdo das aulas via podcast", sugere.

Para o diretor co­­mercial da Itambé Ci­­mentos, Lycio Vellozo, a maior vantagem do podcast é a disseminação da informação de uma forma mais interativa, rápida e fácil. "O leitor pode fazer download das entrevistas e ouvir sempre que quiser." Pelo site www.massacinzenta.com.br, a empresa oferece conteúdos relacionados à construção civil a partir de entrevistas com nomes renomados da área. "O maior objetivo da Itambé é ampliar seu relacionamento com os leitores, levar informação, socializar seu conteúdo e assim, estar mais próximo das pessoas", explica o diretor. "Além de informação e conteúdo, conseguimos levar para o público o que ele busca. O feedback que recebemos é muito positivo."

O uso do podcast é bastante simples. É possível ouvir diretamente pelo computador, ou ainda salvar os arquivos em um mp3 player ou no próprio celular. "A tecnologia tem permitido compactar cada vez mais o arquivo, para que ele fique mais leve. Então, ele pode ser baixado até mesmo no celular", diz o publicitário. "Eu mesmo faço isso. Salvo no meu celular e escuto o que me interessa enquanto corro no parque."

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