• Carregando...

Enquanto a polícia britânica teve trabalho na manhã desta quarta-feira (1º), prendendo mais de 20 pessoas, o clima era tranqüilo em frente ao Palácio de Buckingham, onde os líderes do G20 (grupo de países desenvolvidos e em desenvolvimento) se reuniram com a rainha Elizabeth II. Mais de 100 policiais faziam a segurança, mantendo eventuais manifestantes bem longe dali.

Uma das explicações para tamanha paz nas imediações da recepção real foi o fato de a polícia londrina ter impedido os manifestantes do centro financeiro de deixar a região. Parte das ruas e das estações de metrô foram bloqueadas no início da tarde e, até agora, alguns acessos continuam restritos.

Na foto oficial do encontro entre a rainha e os líderes do G20, Lula ficou ao lado de Elizabeth II e à frente de Obama, bem no centro da imagem. O presidente chegou ao local às 14h (horário de Brasília), e à noite vai se encontrar com o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, para debater os temas do encontro econômico que começa na quinta-feira (2).

No palácio, a polícia impediu que qualquer pessoa, inclusive a imprensa, chegasse a menos de 30 metros dos muros e portões da residência da realeza britânica. Seguranças na cobertura do palácio vigiavam com binóculos e máquinas fotográficas as centenas de pessoas que apenas observavam a movimentação. Mas não houve protesto algum.

Nas imediações

O americano Jason Queenstone, por exemplo, estava no local com a família a turismo e se deparou com o bloqueio policial. "Queria apenas chegar mais perto do palácio para poder tirar fotos da guarda real inglesa", disse o empresário de 36 anos.

O estudante nigeriano John Ragrofi, de 27 anos, que mora em Londres há seis, pretendia protestar. Mas a tranqüilidade do local o intimidou.

A estudante brasileira Bruna Rangel, de 21 anos, relatou o desconforto de não poder deixar o local dos protestos. "Eu queria sair daqui, inclusive para comer e usar o banheiro, mas ainda não consegui", disse ela às 21h, horário londrino.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]