As políticas expansionistas adotadas pelos países para enfrentar a crise financeira internacional terão que ser revistas futuramente, na opinião do diretor-geral de Assuntos Econômicos e Financeiros da Comissão Europeia, Marco Buti.

CARREGANDO :)

Para Buti, que veio ao Brasil para conversar com autoridades brasileiras sobre assuntos econômicos, essa revisão de medidas ainda precisa ser estudada. Ele não estipulou uma data para que isso ocorra.

Segundo ele, o Brasil ganhou credibilidade no período anterior à crise financeira internacional. Buti reconheceu que, para enfrentar a crise, o país adotou políticas monetárias e fiscais "prudentes" e contou com um sistema regulação sobre o mercado financeiro eficiente.

Publicidade

Sobre sinais de recuperação da economia global, Buti afirmou que é necessário ser prudente pois ainda há indicadores negativos como desemprego, por exemplo.

O diretor explicou que a visita ao Brasil faz parte de uma estratégia de diálogo sobre a economia, que inclui outros países como China, Japão, Rússia e Índia. Haverá uma diáloto entre os governos antes da reunião do G20 - grupo de países desenvolvidos e emergentes - em setembro.

Veja também
  • Dólar tem quinta queda seguida e fecha a R$ 1,928
  • Reservas internacionais avançam e batem novo recorde
  • Ministério da Economia alemão diz que recessão pode estar no fim
  • Argentina estatiza autopeças Mahle para evitar cortes