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São Paulo - A tevê paga brasileira vai ficar cerca de 10% mais cara com a gratuidade do ponto extra. A afirmação é do presidente da Sky no Brasil, Luiz Eduardo Baptista, que ontem classificou a decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), vigente desde o dia 16 de abril, como "equivocada e demagógica".

O executivo avalia que será inevitável o repasse aos assinantes dos custos operacionais com o fornecimento gratuito do serviço pelo ponto adicional. "É uma simples questão matemática. O assinante que tem oito pontos em sua casa será subsidiado por aquele que acabou de instalar um único ponto com a assinatura básica", afirma. O executivo acredita que a medida poderá diminuir o ingresso de novos assinantes, em especial da classe C, ao mercado brasileiro de tevê por assinatura.

Alta definição

A Sky laçou ontem, em São Paulo, seu novo serviço de transmissão em alta definição (HDTV). A operadora investiu R$ 150 milhões no desenvolvimento deste sistema e pretende incorporar 300 mil assinantes ao Sky HDTV até o fim de 2009.

O número representa aproximadamente 15% da base atual de assinantes da operadora (1,8 milhão), e deve ser composto por 100 mil novos assinantes. Com isso, a operadora pretende recuperar todo o investimento em até 10 meses. "Esta projeção é realista. Até hoje tínhamos uma demanda enorme [por transmissões em alta definição] e uma oferta ridícula", avalia Baptista.

O repórter viajou a convite da Sky

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