• Carregando...

O Instituto Rio Branco (IRBr) abriu as inscrições para 108 vagas de diplomata, carreira que está entre as mais tradicionais do setor público brasileiro. A seleção está voltada para pessoas com o curso superior e com o domínio de línguas estrangeiras. Quem passar, entrará na carreira como terceiro-secretário, com um salário de R$ 12,4 mil, e o dever de participar do curso de formação do instituto.

Do total das vaga, 5% estão reservadas a candidatos portadores de necessidades especiais. Entre as atribuições do cargo estão atividades de natureza diplomática e consular, o que inclui a representação do país no exterior, negociação internacional, informação e proteção de interesses brasileiros.

Inscrições

As inscrições poderão ser efetuadas até 13 de dezembro no site do Cespe/UnB (www.cespe.unb.br), organizador do concurso. O valor da taxa de participação é de R$ 120. Candidatos de família de baixa renda que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar a isenção total ou parcial do pagamento da taxa no período de 9 a 13 de dezembro. O organizador disponibilizará postos de inscrições com computadores para candidatos sem acesso à internet.

O concurso, considerado um dos mais abrangentes e difíceis do país, será constituído das seguintes fases: avaliações objetivas, provas escritas de português, provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, inglês, noções de economia e de direito e direito internacional público, provas escritas de francês e espanhol. Os primeiros testes objetivos, de caráter eliminatório, estão agendados para 24 de janeiro de 2010 e serão aplicados às 8h30 e às 15 horas.

A prova escrita de português está prevista para 21 de fevereiro, às 14 horas, enquanto as avaliações escritas das demais disciplinas serão realizadas no período de 24 de abril a 9 de maio. Por fim, nos dias 1º e 9 de maio, os candidatos farão os exames de francês e espanhol.

Cidades

Todas as etapas acontecerão simultaneamente nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]