• Carregando...
Algarra: derrubando paradigmas | Divulgação
Algarra: derrubando paradigmas| Foto: Divulgação

Fundador da Papagallis, empresa especializada em Aprendiza­gem Informal, o jornalista Luiz Algarra conhece bem a relutância de certas empresas em adotar mecanismos para a criação de um ambiente propício ao surgimento de ideias e soluções. "Hoje, quando as empresas pensam em aprendizado para o funcionário, pensam no modelo de ‘um para muitos’. Há um paradigma de gestores e de responsáveis pela área de treinamento de que esse é melhor método de aprendizado." Paradigma

O trabalho da Papagallis é dissolver esse paradigma e implementar uma cultura em que o aprendizado ocorra espontaneamente. "Vai variar de empresa para empresa. Às vezes o aprendizado informal pode ser feito pela internet, em redes sociais, às vezes por encontros pessoais. O importante é que haja canais de relacionamento e que eles tenham legitimidade junto aos funcionários", afirma Algarra.

O principal teórico da Aprendizagem Informal é o norte-americano Jay Cross, que acredita que, criadas as condições corretas, as pessoas buscarão sozinhas o aprimoramento. "Outra vantagem é que as empresas não precisam perder força de trabalho para o treinamento de funcionários, já que o aprendizado é espontâneo", diz Algarra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]