• Carregando...

Gilberto Dimenstein defende a educação como solução para a violência do país. Jorge Gerdau já fazia falava sobre isso no início da década de 90. Anos passam, esforços são feitos e parece que nada caminha como poderia.

Nas empresas, uma das áreas que o investimento é vital para estar compatível com o mercado é o treinamento ou desenvolvimento de pessoas. Como se copia produto e preço, restam pessoas que fazem a diferença. Logo, é preciso investir! Cursos e mais cursos revitalizam o mercado na busca de soluções para o gap universidade versus empresa. Tudo ainda parece insuficiente.

Hoje, junto a empresas, percebo que a arte tem um papel fundamental junto às práticas necessárias para a qualidade da vida empresarial.

Dentre as competências necessárias aos colaboradores e líderes a criatividade e a imaginação são pré-requisitos essenciais, assim como a flexibilidade para mudanças. O poder decisório, a capacidade de oferecer soluções, a cultura da qualidade, o inter-relacionamento, a motivação, a comunicação entre tantas outras.

A arte pode auxiliar o desenvolvimento dessas habilidades e competências e modo a estimular os interessados em ampliar visão e horizontes. A arte, como busca a perfeição, ou o Belo, exige qualidade ou domínio técnicos, além da criação.

Nada melhor que todo esse conjunto de elementos para aprimorar conhecimentos de gestão. Ao participar de uma oficina de música re-aprendi a importância de saber ouvir. Filosofamos sobre o ruído e o silêncio, o ritmo e a voz. O som e a comunicação. A apreensão do todo e das partes. E sequer iniciamos a oficina propriamente dita. Foi apenas o aquecimento das aptidões intelectuais. O acordar dos sentidos...

Se dois encontros foram suficientes para tantos e tão qualificados debates e reflexões, o que poderíamos avaliar de um trabalho com objetivos claros visando resultados parta o universo da empresa?

Maria Christina de Andrade Vieira, empresária, palestrante e escritora, autora de Herança e Cotidiano e Ética: novas crônicas da vida empresarial (2001-2005) (Ambos Ed. Senac-SP).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]