• Carregando...
A vaga de trainee foi conquistada por Fabrício Lopes por ser o único candidato a ter uma pós | Priscila Forone/Gazeta do Povo
A vaga de trainee foi conquistada por Fabrício Lopes por ser o único candidato a ter uma pós| Foto: Priscila Forone/Gazeta do Povo
  • Veja para quem é indicado o MBA, mestrado e especialização

Saber conciliar os estudos com a experiência profissional é a melhor maneira de se preparar para novos desafios na carreira. Mas, segundo especialistas, não existe uma fórmula pronta para definir o momento ideal de fazer um curso de pós-graduação. Cada um deve saber identificar a sua hora certa.

Para o headhunter Bernt Entschev, da consultoria Bernt Entschev Human Capital, a experiência profissional deve vir antes da educação continuada. "Para os mais jovens, a recomendação é praticar a profissão por dois a três anos e depois partir para uma especialização, mais consciente do que gosta de fazer."

No caso do mestrado, o headhunter indica que são necessários uns cinco anos de atuação na área que vai se especializar. "Com mais experiência profissional, no momento da pós-graduação a troca de informação com outros alunos e professores se processa com mais fluidez e o aluno terá um melhor aproveitamento."

Já o consultor de empresas Luciano Salamacha, do Instituto Salamacha de Desenvolvimento Humano, avalia sob outro ponto de vista. Para ele, uma pessoa com 20 anos geralmente ainda é solteira, tem mobilidade para novos compromissos profissionais, tempo disponível para estudar e aprender e pode dedicar-se para sua carreira sem grandes preocupações com compromissos familiares. "Na medida em que o tempo vai passando, a pessoa adquire mais conhecimento e experiência", afirma. Aos 40 anos, segundo o consultor, os compromissos familiares influenciam na mobilidade e no tempo livre, e as necessidades financeiras são maiores. Por isso, diz ele, é importante ter autoconhecimento para enxergar o momento certo para se reciclar.

Oportunidade

Fabrício Luz Lopes, 25 anos, é daqueles que não gostam de perder tempo. Desde o primeiro ano da faculdade começou a trabalhar e assim que terminou a graduação fez a pós de Gestão Empresarial na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Hoje, ele é trainee do Centro de Inovação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Lopes conta que ter concluído uma pós-graduação e ter experiência na área contribuíram para que se destacasse entre os candidatos e fosse escolhido para a vaga.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]